Transporte de instrumentos musicais: 3 cuidados essenciais

Transporte de instrumentos musicais: 3 cuidados essenciais


Todo músico sabe da importância que os seus equipamentos têm para garantir um som de qualidade. Muitas vezes é necessário fazer o transporte de instrumentos musicais, sendo fundamental tomar os cuidados para que não haja complicações durante o trajeto.

O cuidado deve ser o mesmo tanto para viagens longas quanto no transporte cotidiano, como levar o instrumento para um churrasco.

Neste artigo, vamos explicar qual a importância de se prevenir e ainda daremos dicas essenciais para o transporte adequado. Confira!

A importância de tomar cuidado durante o transporte

A preocupação com o transporte é comum e se dá pelo medo que as condições afetem e danifiquem o instrumento. Até mesmo os músicos iniciantes sabem da importância de tomar os cuidados para garantir a qualidade da música e a integridade das peças.

Quem toca também valoriza o quanto investiu na compra de seu instrumento, não querendo que um descuido seja responsável por um prejuízo. Esse cuidado garante a preservação e evita gastos desnecessários em reparos ou, até mesmo, na reposição do instrumento.

3 cuidados essenciais no transporte de instrumentos musicais

Para ajudar nessa tarefa, daremos 3 dicas essenciais para um transporte adequado dos instrumentos. Confira!

1. Compre um case

Não importa qual seja o seu instrumento, existe um case específico para protegê-lo. Seja ele de cordas, percussão ou de sopro, você encontrará a proteção ideal, sendo que os estojos rígidos garantem mais segurança durante o transporte do que as mochilas ou capas.

O case evita amassados, arranhões e outros acidentes, portanto de preferência aos que tenham acolchoado e sistema anti-impacto, aumentando a segurança durante os trajetos. Também é importante tomar cuidado no manuseio e armazenamento, evitar esbarrões e não colocar pesos em cima.

2. Evite variações de temperatura

A variação de temperatura também pode ser prejudicial. O excesso de calor pode causar deformação no corpo do instrumento, por isso é importante evitar que ele seja transportado em exposição ao sol.

3. Procure sempre levar junto com você

Sempre que possível, é aconselhável que o instrumento seja levado por você. Em viagens de carro o melhor é que ele fique com o dono no banco de trás, evitando o porta-malas. Nas viagens de ônibus procure levar junto com você, evitando que ele fique no bagageiro comum e que passe por fortes impactos e variações de temperatura.

Nas viagens de avião o problema pode ser um pouco maior. Se o tamanho do seu instrumento for grande, será necessário o despacho. Procure a empresa e se informe, sendo este o caso, envolva-o em um case adequado e preparado para impactos.

Essa são algumas dicas importantes para garantir um transporte de instrumentos musicais seguro e sem complicações. O meio de locomoção, a distância e as condições climáticas podem interferir nesse processo, sendo importante analisá-los de acordo com as sugestões dadas acima.

O instrumento faz parte do artista e da música, portanto, todo cuidado é necessário para garantir a sua preservação e qualidade.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não perca tempo e aproveite para ler nosso artigo que traz dicas importantes para a compra de um piano!

Categories

+ There are no comments

Add yours