Como comprar um piano? Tire suas dúvidas aqui

Como comprar um piano? Tire suas dúvidas aqui


A aquisição de um instrumento musical, como comprar piano, sempre é uma tarefa que necessita de alguns cuidados e análises essenciais. Afinal, não se trata apenas de uma ferramenta, mas também de um companheiro que será utilizado nos momentos de relaxamento, estudo e na hora de realizar algum trabalho na área musical.

No entanto, quando tocamos no assunto de como comprar um piano, os cuidados precisam ser ainda maiores. Isso porque, além de se tratar de um item de valor elevado, também é um instrumento que tem certas peculiaridades que não encontramos em outros.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber para fazer uma boa compra, com algumas dicas simples. Acompanhe-nos nesta leitura!

Entenda qual é o seu orçamento

Antes de qualquer coisa, temos que tocar em um assunto que para muitos pode ser delicado. inicialmente, você precisa entender qual é o seu orçamento para adquirir um piano perfeitamente adequado a sua condição financeira atual. Afinal, estamos tratando de um instrumento que pode ter valores consideravelmente elevados. No entanto, você não pode desanimar e simplesmente deixar de lado o seu sonho de comprar um piano.

Graças à tecnologia, hoje temos equipamentos diferenciados e com preços consideravelmente menores que outros que você pode ter visto no mercado. Sendo assim, é preciso consultar e verificar quais são as empresas que comercializam esse tipo de instrumento e encontrar um que atenda perfeitamente a sua necessidade e seja adequado à sua condição financeira atual.

Conheça os principais tipos de piano

Como mencionamos no tópico anterior, a tecnologia nos proporcionou diversos tipos de piano para atender necessidades diferentes, bem como, servir como alternativa aqueles que não têm a quantia necessária para adquirir um instrumento mais robusto. A partir de agora, mostraremos quais são os tipos de piano que você pode encontrar. Continue lendo!

Piano acústico

Piano acústico já é um velho conhecido de todos os músicos. Ele chama muita atenção pela sua beleza e imponência, tanto em termos sonoridade quanto aparência física. Quem nunca ficou impressionado e encantado com a beleza e brilho de um piano?

Esse instrumento pode ser encontrado na forma de Cauda, muito comum de serem vistos em filmes, novelas e seriados, ou ainda, no formato vertical. Geralmente, são os modelos com valores que podem ser considerados elevados para algumas pessoas, o que acaba limitando sua comercialização.

Além disso, vale a pena destacar que esse tipo de instrumento ocupa um bom espaço em uma sala e não pode ser movimentado com muita frequência, pois, isso pode ocasionar a desafinação de suas cordas além de ser bastante pesado para uma pessoa.

Piano digital

As pessoas que não desejam investir altas quantias em um dos dois modelos que mencionamos podem ser beneficiadas com os pianos digitais. Esse tipo de instrumento tem o poder de simular ao máximo o comportamento de um piano acústico e, de fato, muitas marcas e modelos conseguem esse efeito extraordinário.

As principais vantagens desse tipo de equipamento, além da qualidade sonora e simulação quase perfeita, são o preço e praticidade. No entanto, existem diversos modelos e marcas no mercado, cada um oferecendo sonoridades diferenciadas, bem como, preços bastante distintos um dos outros.

Verifique o espaço disponível para a instalação

Outro ponto importante que você precisa avaliar é o espaço disponível para instalar o seu piano, principalmente, se pretende adquirir o modelo acústico que não pode ser movimentado com muita facilidade. Mesmo os pianos digitais também necessitam de certa disposição de espaço. Sendo assim, antes de adquirir seu instrumento considere analisar com cautela o espaço em que ele ficará instalado em sua residência ou sala de estudos.

Analise o número de teclas

Tudo piano acústico sempre terá 88 teclas. Entretanto, os pianos digitais podem ter configurações diferenciadas. Alguns, inclusive, possuem apenas 64 teclas totalizando 5 oitavas. Esses, geralmente, costumam ter valores mais baixos, no entanto, podem não oferecer todas as possibilidades que esse instrumento é capaz de proporcionar. Portanto, você deve avaliar o seu desejo ao adquirir um piano e verificar se é possível comprar um que tenha o número de teclas reduzido.

Procure um profissional qualificado

Outro passo importante para saber como comprar piano é procurar ajuda de um profissional que entende do assunto. Mesmo músicos profissionais podem não ter tanto conhecimento de instrumentos acústicos ou muito específicos como o piano.

Sendo assim, para garantir a melhor compra e poder obter todos os benefícios do seu instrumento é importante contar com apoio desse tipo de profissional, facilmente encontrado nas lojas especializadas.

Observe os principais cuidados com o instrumento

Após seguir todas as dicas e adquirir o piano adequada às suas necessidades chegou o momento de observar os cuidados necessários que precisam ser tomados para garantir que o seu instrumento tem uma vida útil estendida. Para tanto, neste tópico, deixaremos algumas dicas de cuidados que você deve ter com seu piano logo após a retirada na loja ou quando ele chegar em seu endereço.

Uma das primeiras ações que você precisa tomar é evitar que o seu novo instrumento seja exposto à umidade excessiva, principalmente, se for piano digital. A unidade prejudica os sistemas eletrônicos, além de ser um dos principais vilões da madeira, item muito abundante nos pianos acústicos. Da mesma forma, também é importante ter cuidado com o ressecamento excessivo, ou seja, locais com baixa umidade do ar.

Se você mora em uma região do país que sofre esse tipo de problema, uma ideia é passar um pano levemente úmido sobre o piano todos os dias — caso seja um instrumento acústico — para remover a poeira que, provavelmente, ficará acumulada em sua base. No caso de pianos digitais, esse tipo de prática não é necessária.

Além disso, também existem aqueles cuidados básicos que devem existir em todos os instrumentos musical, tais como:

  • limpeza diária;
  • higienização das teclas;
  • evitar derramamento de certos materiais;
  • não comer próximo ao instrumento;
  • não colocar objetos em cima do piano, entre outras.

Pianos acústicos necessitam de manutenção básica periódica. Nessas ocasiões, o profissional fará toda a limpeza e higienização dos componentes internos do instrumento e, se necessário, os ajustes na afinação.

Seguindo essas dicas de como comprar piano, você tem em mãos tudo o que precisa saber para fazer uma excelente aquisição. Por meio de cada uma dessas indicações, você terá mais chances de adquirir o instrumento que melhor se adapta à sua necessidade e realidade, atendendo a todos os seus anseios e objetivos na música.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre os tipos de instrumento que você pode adquirir? Então, confira nosso site e veja as oportunidades que estão te esperando.

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment