Quer aprender a tocar um instrumento? Veja por onde começar

Quer aprender a tocar um instrumento? Veja por onde começar


Aprender a tocar um instrumento é o sonho de muitas pessoas. Poder participar de eventos musicais, apresentar-se para seus amigos e familiares ou ser o responsável por animar um momento de lazer é algo que alguns almejam, mas, simplesmente, nunca buscaram ir atrás desse sonho e, muitas vezes, o mantém oculto por anos.

O principal motivo disso é a falta de informações. Afinal, existe idade mínima para começar? Será que já passou o seu tempo? O que é preciso para iniciar os estudos e quanto tempo demora para começar a tocar as primeiras canções? Essas são algumas das principais dúvidas de quem pretende aprender um instrumento.

Neste artigo, responderemos todas elas, bem como, mostraremos algumas dicas práticas para que você possa começar o quanto antes. Acompanhe!

Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento?

Muitas pessoas deixam de lado o sonho de aprender a tocar um instrumento por acreditar que já estão “velhas” demais para começar. Isso jamais deve ser considerado. Obviamente, pode existir uma idade mínima para iniciar os estudos. Crianças muito pequenas dificilmente teriam o nível de disciplina que um instrumento exige.

No entanto, independentemente da fase da vida, mesmo que já tenha ultrapassado a terceira idade, não há nenhum impeditivo para que você possa aprender a tocar um instrumento. Basta querer e dedicar algum tempo e atenção para isso.

Muitas pessoas, de fato, acabam colocando a culpa de não realizarem esse sonho — que, em muitos casos, é bem antigo — no fato de já estarem com idade avançada, bem como, por já terem outros compromissos, por exemplo, com estudos, trabalho e família. 

No entanto, mesmo as pessoas que têm a vida mais corrida conseguem dedicar um pouquinho do seu tempo para realizar um sonho tão nobre. 

Quais são os benefícios de aprender um instrumento?

Certamente, você já deve ter ouvido ou lido por aí que aprender um instrumento proporciona uma série de benefícios cognitivos, entre eles, podemos destacar:

  • melhora da criatividade;
  • redução do estresse;
  • sensação de tranquilidade e satisfação;
  • aumento da capacidade de raciocínio lógico;
  • melhora na cognição, entre outros.

Entretanto, também podemos afirmar que aprender um instrumento proporciona outros benefícios que vão muito além de questões físicas relacionadas ao seu cérebro. A pessoa que consegue tocar uma música se sente vencedora. Ela percebe que tudo o que passou para chegar até aquele ponto valeu a pena e isso libera uma série de hormônios, que contribuem para o aumento da felicidade, confiança e, até mesmo, autoestima.

Além disso, não podemos deixar de mencionar o ganho social que a música oferece. Você poderá participar de muitos eventos, como convidado, para animar a noite, podendo conhecer mais pessoas e fazer novos amigos.

Por fim, a música também traz a possibilidade de virar carreira, que você pode exercer conjuntamente com sua profissão atual ou individualmente. O Brasil e, provavelmente, o seu estado, deve estar repleto de exemplos de gente que iniciou seus estudos e, hoje, consegue viver do que ama e, principalmente, contribuir para momentos de alegria e felicidade de outras pessoas.

Tudo dependerá do seu objetivo ao aprender um instrumento. O que precisa ficar bem claro é que você pode começar a estudar e, no seu tempo, tocar suas músicas favoritas.

Como começar os estudos?

Agora que você já conhece os benefícios de aprender um instrumento e sabe que não existe idade mínima nem momento ideal para começar, mostraremos algumas dicas, que podem ser aplicadas ainda hoje para iniciar os seus estudos. Continue lendo!

Escolha um instrumento adequado

O primeiro passo é escolher um instrumento adequado. Muitas pessoas têm dúvidas nessa etapa, afinal, existe uma infinidade de equipamentos diferentes, com preços que podem ser muito baixos ou extremamente altos.

Nesse caso, é importante que você tenha em mente que precisa de um instrumento que seja capaz de suportar todo o aprendizado que será adquirido, mas que também não tenha preços muito elevados.

Tenha persistência

A persistência é uma característica básica de quem quer aprender a tocar um instrumento e, sem ela, será impossível se desenvolver. Por isso, é importante entender que o processo de aprendizagem pode demorar um pouco para dar resultados.

Muitas pessoas desistem logo nas primeiras semanas, pois acreditam que tocar uma música parece algo praticamente impossível para elas. No entanto, é necessário se manter firme, focado e ter a certeza de que, cedo ou tarde, executará suas canções favoritas.

Busque motivação

Para que você mantenha o espírito de persistência que mencionamos anteriormente, também é importante buscar algo que o motive a dedicar horas a tal estudo. Sendo assim, estabeleça um objetivo dentro da música.

Pense assim: “quero aprender este instrumento para ser um músico profissional e me apresentar para milhares de pessoas”. Ainda: “vou aprender a tocar para animar os momentos sociais e reuniões feitas entre amigos e família”.

Não importa qual seja o seu motivo, é essencial que você o tenha e o coloque sempre em mente. Todas as vezes que sentir que não vai conseguir, lembre-se dele e pense como será bom quando já estiver alcançado.

Encontre inspiração em outros músicos

Existe também a opção de buscar inspiração em outros músicos. Cada seguimento possui profissionais que enfrentaram as mesmas dificuldades que você terá que superar no início. Isso pode ser uma excelente forma de buscar motivação e se manter focado.

Pratique diariamente

Por fim, é importante que você pratique diariamente o seu instrumento. O que levará à perfeição na execução das suas canções será a prática. Sem ela, você não conseguirá se desenvolver ou demorará muito tempo para tocar as primeiras músicas.

Por fim, quando se trata de aprender a tocar um instrumento, mais que a idade ou qualquer outro fator impeditivo, é ideal que você seja persistente e, principalmente, adquira o equipamento adequado, contando com a ajuda de uma empresa especializada, como a Teclacenter, que já possui um enorme estoque de produtos para atender especificamente suas necessidades.

Então, se você quer começar agora a se desenvolver em um instrumento e realizar o sonho de tocar, entre em contato conosco e veja os equipamentos que temos disponíveis.

Categories

+ There are no comments

Add yours