Tipos de Ukulele: conheça 6 modelos!


Tipos de Ukulele: conheça 6 modelos e saiba qual o melhor

Tipos de Ukulele: conheça 6 modelos e saiba qual o melhor

O ukulele é um instrumento musical encantador, que tem conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros. Com seu som único e sua facilidade de aprendizado, o ukulele se tornou uma opção popular para quem deseja começar a tocar um instrumento. 

Entretanto, antes de comprar o seu primeiro ukulele, é importante entender os diferentes tipos disponíveis no mercado e escolher o que mais se adequa ao seu estilo e preferências.

Portanto, neste guia completo, vamos apresentar os diferentes tipos de ukulele, suas características e indicações de uso. Ao final, você terá todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha e começar a tocar esse incrível instrumento.

Quantos tipos de ukulele existem?

Existem seis tipos principais de ukulele: soprano, concert, tenor, elétrico, de lata e barítono. Cada um deles possui características específicas que influenciam no tamanho, timbre e tocabilidade do instrumento.

1. Soprano

O ukulele soprano é o tipo mais popular e frequentemente escolhido por iniciantes. Ele possui um tamanho compacto, o que o torna muito portátil e fácil de transportar. 

Assim, o soprano tem um som característico, brilhante e leve, perfeito para músicas mais animadas e alegres. Entretanto, seu tamanho reduzido pode ser um desafio para pessoas com mãos grandes. É importante considerar isso ao escolher o soprano como seu primeiro ukulele.

2. Concert

O ukulele concert é um pouco maior que o soprano e tem um som mais encorpado e ressonante. Ele é uma opção popular para músicos intermediários e avançados, pois oferece mais espaço entre as casas e uma tocabilidade mais confortável para mãos maiores. 

Desse modo, o concert mantém o timbre característico do ukulele, mas com um volume maior e um tom mais quente.

3. Tenor

O ukulele tenor é ainda maior que o concert e oferece um som mais grave e poderoso. É um dos tipos mais utilizados por músicos profissionais e é conhecido por sua versatilidade, podendo ser utilizado em uma ampla variedade de estilos musicais. 

Assim, o tenor tem mais espaço entre as casas e uma tocabilidade confortável, mesmo para mãos maiores.

4. Barítono

O ukulele barítono é o maior de todos os tipos e se assemelha mais a um violão. Ele possui um som encorpado e profundo, lembrando o timbre do violão com cordas de nylon. 

Entretanto, o barítono é menos comum que os outros tipos, mas é uma opção interessante para quem busca um som mais próximo do violão.

5. Ukulele elétrico

O ukulele elétrico é uma variação moderna do tradicional havaiano, equipado com captadores eletrônicos que permitem amplificar o som. Assim, ele é normalmente menor que uma guitarra, tornando-o portátil e fácil de manusear. Ele também possui menos cordas – normalmente quatro.

Um ukulele elétrico é conhecido por seu som alegre e caloroso, que pode ser amplificado para performances ao vivo. Desse modo, sua versatilidade permite que ele seja usado em uma variedade de gêneros musicais.

6. Ukulele de lata

O ukulele de lata, também conhecido como “canjo”, é uma forma criativa do tradicional. Ele mantém o tamanho compacto de um convencional. Dessa maneira, o que muda é o corpo, construído a partir de uma lata, que produz um timbre único e distintivo.

Existem diversas variedades de ukuleles de lata, variando principalmente no tamanho e formato da lata utilizada. Isso permite uma gama diversificada de sons e tonalidades. Portanto, o som produzido é exclusivo. O corpo metálico cria uma ressonância distinta que adiciona uma textura sonora diferente ao tradicional.

Desse modo, a tabela abaixo resume as principais características de cada tipo:

Tipo de UkuleleTamanhoCasasAfinação
Soprano20″ (51 cm)12G – C – E – A
Concert23″ (58 cm)15-20G – C – E – A
Tenor26″ (66 cm)15+G – C – E – A
Barítono30″ (76 cm)19+D – G – B – E

Qual tipo de ukulele é mais recomendado para iniciantes?

Para iniciantes, o ukulele soprano é geralmente a melhor escolha. Ele é mais acessível em termos de preço e oferece um som característico do ukulele. 

Além disso, seu tamanho compacto facilita o aprendizado dos acordes e a execução das músicas. Entretanto, se você já tem experiência com violão ou outros instrumentos de cordas, pode optar pelo concert ou tenor, que oferecem um timbre mais encorpado e uma tocabilidade mais confortável para mãos maiores.

Qual tipo de ukulele é mais usado?

O tipo de ukulele mais usado é o soprano, devido ao seu tamanho compacto e som característico. Ele é muito popular entre os iniciantes e é frequentemente utilizado em apresentações ao vivo e gravações. No entanto, o tenor também é bastante utilizado por músicos profissionais devido à sua versatilidade e potência sonora.

Qual tipo de ukulele é mais recomendado para profissionais?

A escolha do ukulele para músicos profissionais vai depender do estilo musical e das preferências individuais de cada um, assim, o tenor é uma opção popular devido ao seu som encorpado e versatilidade, permitindo a execução de uma ampla variedade de estilos musicais. 

Entretanto, é importante ressaltar que, apesar de algumas pessoas optarem pelo violão barítono devido à sua sonoridade semelhante ao violão e às possibilidades musicais que ele oferece, existem também músicos profissionais que preferem esse instrumento por outros motivos adicionais.

Como escolher o melhor tipo de ukulele?

Ao escolher o melhor tipo de ukulele, é importante considerar alguns fatores:

  1. Tamanho: O tamanho do ukulele pode influenciar a tocabilidade e o conforto ao tocar. O soprano é o menor, seguido pelo concert, tenor e barítono.
  2. Afinação: A afinação padrão do ukulele é G – C – E – A, mas o barítono possui uma afinação diferente (D – G – B – E). Verifique se a afinação é adequada ao seu estilo de música e preferências.
  3. Qualidade do instrumento: Opte por marcas renomadas e de qualidade, como Kala, Tagima e Kalani. Portanto, essas marcas são conhecidas por produzir ukuleles de alta qualidade e durabilidade.
  4. Cordas: Considere a troca das cordas do ukulele, especialmente se estiver adquirindo um instrumento de baixo custo. As cordas de nylon de marcas como Aquila Nylgut e Martin Fluorcarbono são populares entre os músicos.
  5. Experimente antes de comprar: Se possível, visite uma loja de instrumentos musicais e experimente diferentes tipos antes de fazer a compra. Dessa forma, você poderá sentir a tocabilidade, testar o som e escolher o que mais lhe agrada.

Em suma, agora que você conhece os diferentes tipos e sabe como escolher o melhor para você, está pronto para começar sua jornada musical com esse instrumento encantador. A Teclacenter possui os melhores instrumentos para a sua jornada musical. Conheça o nosso site!

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment