Por que escrever uma música é tão difícil?


Por que escrever uma música é tão difícil?

Por que escrever uma música é tão difícil?

Escrever uma música pode ser uma tarefa bem desafiadora. Afinal, o processo criativo por trás dessa atividade é bem complexo. A composição demanda uma série de habilidades dos músicos. Por isso, ela é uma arte tão difícil.

No entanto, com a devida prática essas barreiras podem ser superadas. Aliás, existem diversas técnicas que podem ajudar no desenvolvimento dessa capacidade. Leia mais um artigo da Teclacenter para saber mais sobre o assunto.

Como escrever uma música passo a passo

A saber, não existem receitas para a composição. Cada pessoa tem seu próprio jeito de sentir os sons e expressar seus sentimentos. Afinal, estamos falando de arte.

Entretanto, alguns conhecimentos podem ajudar no desenvolvimento dessas técnicas. Processos criativos são normais e ajudam muito profissionais que vivem de suas próprias ideias.

Portanto, vamos desmembrar esse processo em alguns passos. Desse modo, aos poucos você vai entender melhor a estrutura de sua potencial composição. Vamos para nosso passo a passo de como escrever uma música.

1- Conte uma história

Certamente, músicas possuem mensagens. Mesmo quando falamos de peças instrumentais. Desde já, é importante saber qual tom vai ser passado ao longo dessa composição.

Pensar a música como uma narrativa, com início, meio e fim pode ser um bom início. Por isso, pense em contar uma história através de sua música. Decerto, isso vai ajudar bastante a delimitar suas ideias.

2- Simplifique quando possível

Muitas vezes quando tentamos compor, nos sentimos pressionados a fazer algo grandioso e complexo. Todavia, muitas vezes precisamos justamente do contrário.

Simplificar, sejam os acordes, letras ou ritmos pode ser uma boa ideia. Afinal, a composição deve ser um processo leve e prazeroso. Por isso, se permita sentir o som e fazer uma música mais natural e intuitiva.

Claro que com o tempo você vai se sentir mais confiante para arriscar canções mais sofisticadas. Só que, esse processo vem aos poucos. Comece sempre pelo simples.

3- Tenha referências

Usar seus artistas favoritos como referência é algo muito natural. A soma das mais variadas influências vai facilitar seu processo criativo. Ademais, basta adicionar um toque pessoal na canção e pronto.

Escrever uma música pode ser muito mais fácil se você tiver em mente que tipo de som você deseja produzir. A partir dessas referências você vai encontrar a própria voz e ter mais originalidade em suas composições.

Agora , que você está mais preparado para escrever uma música, falta apenas um acompanhamento de qualidade. Nesse sentido, nada melhor do que um instrumento novinho em folha. Para isso, visite o site da Teclacenter e confira nossas ofertas

+ There are no comments

Add yours