Piano Digital ou Piano acústico? Entenda a diferença.


Piano Digital ou Piano acústico? Entenda a diferença entre esse instrumentos

Piano Digital ou Piano acústico? Entenda a diferença entre esse instrumentos

Os instrumentos de tecla podem ser muito diversos. Com muitos modelos disponíveis no mercado, fica fácil se perder em meio a tantas opções. Por isso, vamos falar um pouco sobre o tema. Aliás, você sabe quais são as diferenças entre um piano digital e um piano acústico?

Saber qual modelo de instrumento se encaixa melhor em seu perfil é fundamental. Afinal, esse conhecimento vai ser fundamental para uma compra consciente e segura. Portanto, vamos para nosso artigo!

Piano digital x Piano acústico

Certamente, essa é uma dúvida comum para músicos de primeira viagem. No entanto, as diferenças entre piano digital e piano acústico são bem fáceis de serem explicadas. Desse modo, vamos tentar explicar as principais mais abaixo.

1 – Funcionamento

Primeiramente, temos que entender que esses instrumentos funcionam de maneira muito diferente. O Piano acústico produz som através de sua estrutura robusta que reverbera os sons produzidos em seu interior.

A saber, o piano é um instrumento de cordas. Entretanto, elas ficam na parte de dentro de seu corpo e são atingidas por pequenos martelos que são acionados quando apontamos as teclas.

Enquanto isso, um piano digital é um instrumento que visa imitar o som dos acústicos. Esses dispositivos utilizam sons pré-gravados que são disparados quando acionamos as teclas.

2 – Energia

Além disso, o piano digital necessita de uma fonte de energia elétrica para funcionar. Em contrapartida, os acústicos funcionam sem a necessidade de fios e cabos. Isto é, seu som é produzido e ecoado através de sua própria estrutura.

3 – Versatilidade

Outra importante diferença entre os instrumentos é a versatilidade. Isto é, o Piano acústico é um modelo de grande porte. Ou seja, ocupa muito espaço e pode causar dificuldades de locomoção.

Por outro lado, um Piano Digital muitas vezes é portátil. Além disso, eles são compactos e ocupam pouco espaço. Podendo se adaptar a quartos e cômodos pequenos. Ademais, sua transportação é simples e fácil.

4 – Qualidade

Entretanto, o piano acústico oferece melhor sensibilidade e qualidade sonora. Afinal, suas teclas permitem maior sensibilidade para a performance dos músicos.

Atualmente, os modelos digitais oferecem ótimos timbres. No entanto, músicos profissionais podem preferir os acústicos para apresentações ao vivo. Principalmente em gêneros como o Jazz e a música clássica.

5 – Recursos

Por fim, podemos ressaltar que o piano digital possui muitos recursos eletrônicos. Como exemplo disso, podemos citar efeitos, possibilidades de timbres, sintetizadores e as mais diversas aplicações disponíveis na modernidade

Independentemente de sua escolha, temos a opção certa para você. Piano acústico, Piano digital, Clavinova, e todos instrumentos de tecla. Afinal, somos referência no mercado nacional. Confira nosso site para entender mais sobre o trabalho da Teclacenter.

+ There are no comments

Add yours