Ouvido Absoluto e Relativo!


Ouvido Absoluto e Relativo: Diferenças e como identificar!

Ouvido Absoluto e Relativo: Diferenças e como identificar!

Você conhece as diferenças que existem entre ouvido absoluto e relativo? Usamos estes termos quando queremos nos referir à capacidade de uma pessoa identificar as notas musicais através de sua audição. 

Portanto, neste artigo, falaremos sobre essas duas maneiras de identificar e nomear as notas musicais bem como oferecemos maneiras para treinar a sua audição para conseguir descobrir as notas musicais. Continue lendo!

O que é o ouvido absoluto?

O ouvido absoluto é uma habilidade auditiva rara que permite a uma pessoa identificar o tom de um som sem a necessidade de referência. Assim, em outras palavras, uma pessoa com ouvido absoluto pode ouvir um som e saber instantaneamente qual nota musical está sendo tocada.

Existem diferentes níveis. Sendo assim, algumas pessoas só conseguem identificar uma nota de cada vez, enquanto outras conseguem identificar todas as notas de um acorde. 

Algumas pessoas só conseguem identificar uma nota quando ela é tocada, enquanto outras conseguem identificá-la e tocá-la.

O que é o ouvido relativo? 

Ouvido relativo é uma competência auditiva desenvolvida em indivíduos que possuem a habilidade de identificar e reconhecer os intervalos musicais a partir de uma referência.

Qual a diferença entre ouvido absoluto e relativo?

Enquanto o ouvido absoluto é mais raro e inato, o ouvido relativo pode ser adquirido e aprimorado através do treinamento musical.

Então, diferentemente do ouvido absoluto, que permite a identificação precisa das notas musicais sem a necessidade de uma referência, o ouvido relativo depende da relação entre as notas e a tonalidade utilizada como ponto de partida. 

Desse modo, os músicos com ouvido relativo são capazes de discernir e reproduzir intervalos musicais ou progressões harmônicas, desde que tenham conhecimento da tonalidade em que a música está sendo tocada.

Assim, uma maneira prática de entender a diferença entre o ouvido absoluto e o ouvido relativo é compará-los a um mapa musical. O ouvido absoluto seria como um GPS que identifica exatamente onde você está no mapa, independentemente de referências externas. Já o ouvido relativo seria como uma bússola, que orienta sua posição de acordo com um ponto de partida conhecido.

Quais as vantagens de ter um ouvido absoluto ou relativo?

O ouvido absoluto oferece uma série de vantagens para músicos e demais profissionais que trabalham com música. Assim, podemos citar::

  • Afinação perfeita: Pessoas com ouvido absoluto têm uma habilidade natural para afinar instrumentos musicais e vozes. 
  • Aprender música mais rápido: Pessoas com ouvido absoluto podem aprender música mais rápido do que pessoas sem a habilidade. 
  • Compor e fazer arranjos musicais: Então, pessoas com ouvido absoluto podem ter mais facilidade para compor e fazer arranjos musicais. 

Entretanto, o ouvido relativo também oferece algumas vantagens para músicos e demais profissionais que trabalham com música, como:

  • Adaptação a diferentes tonalidades: Pessoas com ouvido relativo podem se adaptar rapidamente a diferentes tonalidades.
  • Improvisação Musical: Desse modo, pessoas com essa habilidade podem ter mais facilidade em improvisar música.
  • Criando harmonias: Pessoas de ouvido relativo podem ter mais facilidade em criar harmonias pelo fato de poderrem ouvir as relações entre as notas musicais.

Como saber se tenho ouvido absoluto ou relativo?

A capacidade de identificar notas musicais de forma precisa é uma habilidade especial, e nem todos têm o privilégio de possuir ouvido absoluto. Entretanto, você pode descobrir se possui ouvido absoluto ou relativo utilizando algumas estratégias simples.

 

  • Reconhecimento de notas sem referência:Tente identificar notas musicais (como a nota “Dó”) sem qualquer ponto de partida. Assim, se você consegue reconhecê-las espontaneamente, é possível que tenha ouvido absoluto.
  • Comparação de intervalos: Experimente comparar duas notas musicais diferentes e verifique se consegue perceber a diferença entre elas com precisão. Sendo assim, o ouvido absoluto permitirá que você identifique os intervalos corretamente, enquanto o ouvido relativo pode requerer uma referência tonal para fazer a comparação.
  • Lembrança de músicas: Analise sua capacidade de lembrar melodias de forma precisa após ouvi-las apenas uma vez. Assim, se você consegue reproduzir as músicas com exatidão, isso pode indicar um ouvido absoluto.
  • Treinamento musical: Considere se possui experiência ou treinamento musical. Dessa forma, a prática regular de um instrumento, aulas de canto ou aulas de teoria musical podem ajudar a desenvolver e melhorar o ouvido relativo.

É necessário ter ouvido absoluto para ser um bom músico?

Existem muitos músicos renomados e virtuosos que não têm ouvido absoluto. Assim, habilidades como técnica instrumental, expressão musical, composição e interpretação são igualmente importantes para se destacar na música. 

Além disso, o estudo da teoria musical, prática de instrumento e treinamento auditivo ajudam a desenvolver o ouvido relativo, que é uma habilidade que pode ser adquirida.

O ouvido relativo, que se baseia na percepção das relações entre as notas musicais, é amplamente utilizado por músicos profissionais. Desse modo, ele permite a compreensão das progressões harmônicas, a reprodução de melodias e a improvisação com base na tonalidade musical. 

O desenvolvimento dessa habilidade pode ser alcançado por meio de prática, treinamento auditivo e imersão na música.

Sendo assim, ser um bom músico requer dedicação, paixão e uma busca constante pela excelência na técnica e na expressão musical. 

Ter ouvido absoluto pode ser uma vantagem, mas não é um fator determinante. portanto, o foco deve estar em desenvolver as habilidades musicais em conjunto, explorando o potencial artístico e buscando a excelência em sua área musical de interesse.

É possível treinar o ouvido?

Sim, é absolutamente possível treinar o ouvido. Desenvolver um ouvido mais aguçado envolve treinamento auditivo, prática regular e exposição a diferentes estímulos sonoros.

Desse modo, existem várias técnicas e exercícios que podem ajudar no treinamento do ouvido:

  1. Intervalos e acordes: Pratique identificar e reconhecer diferentes intervalos musicais e acordes. Comece pelos intervalos mais simples, como a quinta justa (do-sol) ou a terça maior (do-mi). Gradualmente, avance para intervalos mais complexos. Assim, o objetivo é internalizar o som desses intervalos e ser capaz de identificá-los de forma rápida e precisa.
  2. Ditados melódicos e harmônicos: Ouça uma melodia ou uma sequência de acordes e tente escrevê-los ou reproduzi-los em seu instrumento. Esse exercício ajuda a desenvolver a capacidade de identificar e reproduzir tonalidades e progressões harmônicas.
  3. Solfejo: Pratique o solfejo de escalas, intervalos e melodias utilizando sílabas musicais (do, re, mi, fa, sol, la, si).
  4. Transcrição de música: Ouça músicas e tente transcrever as melodias, acordes e partes instrumentais em partituras ou tablaturas.
  5. Identificação de progressões harmônicas: Pratique identificar as progressões de acordes em músicas que você gosta. Desse modo, o ouvido reconhece diferentes relações harmônicas e progressões comuns.

É possível ter ouvido absoluto e relativo ao mesmo tempo?

O ouvido absoluto permite que uma pessoa identifique notas musicais sem depender de uma referência tonal. Essa habilidade é bastante rara e geralmente é considerada inata

Entretanto, o ouvido relativo está relacionado à capacidade de perceber as relações entre as notas e entender as progressões harmônicas com base em uma referência.

Essas duas habilidades podem complementar-se mutuamente. Alguém com ouvido absoluto pode aproveitar sua habilidade de identificar notas precisamente para ancorar-se como referência em um contexto de ouvido relativo. 

Por outro lado, alguém com um ouvido relativo bem desenvolvido pode usar sua sensibilidade às relações entre as notas para enriquecer sua percepção musical, mesmo que não tenha ouvido absoluto.

Quem tem ouvido absoluto?

Entre pessoas conhecidas, podemos citar como portadores de ouvido absoluto:

  • Wolfgang Amadeus Mozart
  • Ludwig van Beethoven
  • Frédéric Chopin
  • Stevie Wonder
  • Mariah Carey
  • Beyoncé

O ouvido relativo é tão preciso quanto o ouvido absoluto?

Mesmo que o ouvido relativo seja uma habilidade valiosa e essencial para a compreensão e execução musical, ele não é tão preciso quanto o ouvido absoluto em termos de identificação exata de notas musicais sem uma referência tonal. O ouvido absoluto permite que alguém distinga notas individuais e as associe a frequências específicas.

Entretanto, o ouvido relativo é baseado na habilidade de perceber as relações entre as notas e entender as progressões harmônicas em relação a uma referência tonal. 

Assim, isso significa que a precisão do ouvido relativo é dependente dessa referência, como uma nota ou acorde de base. Ao comparar notas ou intervalos com essa referência, o ouvido relativo pode determinar as diferenças e identificar tonalidades relativas.

Mesmo assim, o ouvido relativo pode ser aprimorado com a prática e o treinamento auditivo. Assim, músicos com um ouvido relativo desenvolvido podem ser extremamente precisos ao perceber e reproduzir intervalos, acordes e progressões harmônicas, mesmo que não possuam ouvido absoluto.

Como os músicos utilizam o ouvido relativo na prática? 

Algumas maneiras comuns de como o ouvido relativo, são:

  1. Identificação de intervalos: Os músicos com ouvido relativo bem desenvolvido podem reconhecer e identificar diferentes intervalos musicais.
  2. Reprodução de melodias: Com o ouvido relativo, um músico pode ouvir uma melodia e, com base na tonalidade de referência, reproduzi-la em seu instrumento.
  3. Transcrição de músicas: Ao transcrever uma música, os músicos com ouvido relativo podem ouvir os acordes, progressões e linhas melódicas e encontrar as notas correspondentes em partituras ou tablaturas. 
  4. Harmonização e arranjo: Ao criar harmonias para uma melodia ou arranjar uma música, o ouvido relativo é fundamental. Assim, os músicos usam seu conhecimento das relações harmônicas e sua sensibilidade para identificar acordes e progressões que se encaixam harmonicamente com a melodia, adicionando profundidade e riqueza à composição.
  5. Improvisação musical: Na improvisação, o ouvido relativo é uma ferramenta essencial. Desse modo, os músicos ouvem a progressão de acordes em um determinado contexto tonal e respondem com ideias melódicas e harmonias que se ajustam artisticamente ao momento.

Conclusão

Em conclusão, o ouvido relativo é uma habilidade valiosa para músicos de todos os níveis e estilos. 

Embora não seja tão preciso quanto o ouvido absoluto em termos de identificação exata de notas sem referência tonal, o ouvido relativo oferece uma compreensão profunda das relações musicais e a capacidade de reconhecer intervalos, harmonias e melodias dentro de um contexto tonal.

Portanto, valorize e trabalhe em aprimorar seu ouvido relativo, aproveitando as relações e nuances musicais que ele pode oferecer. Use-o como uma ferramenta poderosa para melhorar sua musicalidade, colaborar com outros músicos e expressar-se artisticamente.

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