Entenda tudo sobre as Notas Musicais


Notas musicais: entenda mais sobre as notas musicais

Notas musicais: entenda mais sobre a teoria e estrutura das notas

As notas musicais são as cores com que pintamos melodias. Afinal, são essas diferentes divisões sonoras que geram dinâmicas interessantes nas canções que escutamos todos os dias. Portanto, entender o funcionamento desses sons é fundamental para compreender a arte da composição como um todo.

Por isso, preparamos um artigo bem didático para explicar passo a passo como funcionam as notas musicais. Confira agora na Teclacenter!

Conheça a Teclacenter

Antes de mais nada, gostaríamos de te convidar para conhecer a Teclacenter. A saber, somos a loja referência em instrumentos musicais no mercado brasileiro. Contamos como uma equipe de especialistas para prestar o melhor suporte possível.

Auxiliando em suas experiências de compra, oferecemos muito mais do que boas ofertas. Conheça nosso site!

O que são Notas Musicais?

Em resumo, notas musicais são frequências que resultam em sons específicos. Essas sonoridades se encaixam em escalas, que caracterizam a cultura musical no mundo ocidental.

Essas notas são universais e podem ser emitidas por qualquer instrumento. Inclusive, a voz humana. Essa padronização ajuda na combinação de sons tocados simultaneamente, que também conhecemos como harmonia.

Notas musicais: Conheça cada uma delas

Primeiramente, devemos entender que o sistema ocidental tradicional conta com 12 notas. Elas são divididas em tons e semitons. Elas representam as 7 notas musicais tradicionais, e suas variações representadas por sustenidos e bemóis.

Portanto, as notas musicais são: C (Dó), D (Ré), E (Mi), F (Fá), G (Sol), A (Lá), B (Si). Sustenidos C#(Dó sustenido) – D# (Ré sustenido) – Eb (Mi Bemol) – F# (Fá sustenido) – G#(Sol sustenido) – A# (Lá sustenido) – Bb (Si bemol)

Notas musicais no violão

Essas notas musicais podem ser tocadas separadamente através das cordas do violão, com cada casa emitindo um som diferente.

No entanto, essas notas musicais podem ser acionadas simultaneamente, resultando na formação de acordes. Aliás, o estudo das técnicas de harmonia vai proporcionar uma consciência sobre como combinar os diferentes sons.

Em resumo, os acordes se baseiam em tríades e tétrades, que são baseadas nas escalas. A combinação desses sons formam a base harmônica de uma música ou tema.

Notas Musicais no Teclado

Ademais, essa mesma lógica se aplica no teclado. Só que ao invés de casas no braço, esses instrumentos emitem suas notas musicais através de suas teclas.

Entretanto, a lógica é a mesma. A combinação dessas sonoridades acaba formando acordes.

Talvez, o piano seja o instrumento que mais permite uma compreensão maior de harmonia e teoria musical. Completo e versátil, o mundo das teclas é uma grande porta de entrada para a música.

Símbolos Musicais

Em sequência, vamos falar sobre símbolos musicais. Claro que esse é um assunto bem amplo e diverso. No entanto, vamos falar brevemente sobre os mais utilizados em um contexto geral.

Claves

Primeiramente, vamos falar sobre as claves. Esses símbolos se posicionam no início de partituras. Esse símbolo indica aos instrumentistas quais notas musicais devem ser tocadas. Portanto, essas figuras tratam de tons.

Talvez, a clave mais famosa seja a de Sol. No entanto, existem muitas variações. Tudo depende do contexto em que esses símbolos são utilizados.

Figuras Rítmicas

Em sequência, vamos falar sobre figuras rítmicas. Essas bolinhas e tracinhos, dizendo de maneira rústica, indicam a duração dos sons. Ou seja, eles acabam dando um sentido para as notas musicais em uma partitura.

Indicando a dinâmica e a extensão das notas, esses símbolos são fundamentais para que a partitura indique um senso rítmico em suas páginas.

Cifras

Aliás, existem alternativas para as partituras. As cifras são mais simples e porém menos detalhadas e sofisticadas. No entanto, elas podem ajudar a tirar músicas de uma maneira rápida e prática.

Nessas representações, letras do alfabeto são utilizadas para representar notas musicais. A saber, o C equivale ao dó, o D ao Ré, O E ao mi, e assim por diante.

Escrita musical

A técnica de escrita musical permite que notas musicais sejam lidas de forma simultâneas através de partituras. Usando claves e figuras rítmicas, essas transcrições permitem que músicas interpretem peças de forma imediata.

Características sonoras

Por fim, vamos explicar as notas musicais de uma forma mais detalhada. Destrinchando todas as características desses sons. Confira mais abaixo!

Altura

Primeiramente, vamos falar sobre altura. Apesar da nomenclatura nos remeter a volume, essa característica é sobre a frequência desses sons. Ou seja, um som alto é mais agudo. Enquanto isso, o baixo corresponde aos graves.

A mesclagem dessas frequências vai permitir uma sonoridade mais rica e robusta para apresentações musicais.

Intensidade

Entretanto, a intensidade é o que nos remete a força dos sons. Popularmente conhecido como volume, essa característica remete ao poder de ressonância das notas musicais.

Duração

Já a duração, como o próprio nome indica, dá a longevidade da nota. Ou seja, essa característica explica a curva de amplitude de uma onda sonora.

Escalas

Escalas são os padrões sonoros em que as notas musicais se encaixam. Essas estruturas ajudam no desenvolvimento da harmonia e na combinação desses sons. Elas permitem solos e improvisações corretas e precisas.

Timbre

Por fim, o timbre consiste na natureza desses sons. Esse fator vai definir as características das notas musicais. Por exemplo, uma frequência de dó vai ser igual em um violão e um piano, aliás. Contudo, o timbre que vai ser a diferença entre esses sons.

Em resumo, podemos dizer que existem diversas características sonoras. No entanto, o entendimento desses fundamentos básicos pode ajudar na exploração do universo musical.

Com uma boa compreensão, seu desenvolvimento pode ser mais embasado. Por isso, todo estudo é bem vindo nessa trajetória.

Obrigado por ter chegado até aqui. Para mais informações sobre o universo da música, continue ligado em nosso Blog. Dessa forma, você vai ter tudo para crescer ainda mais seu conhecimento.

Fica nosso convite para você conhecer nosso site. Afinal, a Teclacenter é a referência no mercado brasileiro. Não perca essa oportunidade, estamos esperando pela sua parceria.

+ There are no comments

Add yours