Cordas de violão: tipos, tamanhos, como escolher


Cordas de violão: tipos, tamanhos e como escolher o encordamento

A escolha das cordas de violão é fundamental para qualquer músico, seja iniciante ou experiente. Afinal, elas têm um impacto direto no som, forma de tocar e até mesmo na durabilidade do instrumento. 

Assim, pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudá-lo a entender as diferenças entre os tipos de cordas de guitarra, os tamanhos disponíveis e como escolher a corda ideal para você. Vamos começar!

Tipos de cordas de violão: quais são as diferenças?

Existem basicamente três tipos de cordas de guitarra: nylon, aço e nyckel. Cada um deles possui características distintas e são mais adequados para estilos e técnicas diferentes. Vamos analisá-los:

Cordas de nylon

As cordas de nylon são conhecidas por sua flexibilidade, proporcionando um som mais suave e aveludado. Desse modo, elas são ideais para violões clássicos e estilos musicais como MPB, bossa nova, samba e música erudita

Além disso, as cordas de nylon costumam ser mais confortáveis para os dedos, sendo uma ótima opção para iniciantes.

Cordas de aço

As cordas de aço, por outro lado, apresentam um som mais brilhante e metálico, com maior volume e projeção. Elas são perfeitas para violões elétricos e estilos como rock, pop, sertanejo, entre outros. 

Entretanto, por serem mais duras ao toque, podem ser menos confortáveis para os dedos, especialmente para aqueles que estão começando a aprender a tocar.

Cordas de nyckel

As cordas de nyckel são feitas de uma liga de níquel e são conhecidas por sua durabilidade e resistência à corrosão. Então, elas oferecem um som mais equilibrado e versátil, sendo uma boa opção para músicos que buscam experimentar diferentes técnicas e estilos musicais.

Tamanhos de cordas de violão

As cordas de violão estão disponíveis em diferentes tamanhos, também conhecidos como calibres. O calibre da corda afeta diretamente a sonoridade, a tocabilidade e até mesmo a durabilidade do instrumento. Vejamos os principais tamanhos de cordas e suas características:

Extra Super Light (.008 / .010 / .015 / .021 / .030 / .038)

Este calibre é geralmente usado por músicos que gostam de estilos que exigem solos e execução de técnicas com alta velocidade, como o heavy metal. 

Assim, ao executar bends, por exemplo, é preciso ter cuidado para não sair do tom ou até mesmo romper a corda. Alguns dos principais adeptos desse tipo de calibre são os guitarristas Brian May e Peter Frampton.

Super Light (.009 / .011 / .016 / .024 / .032 / .042)

Apesar de se adaptar bem a diferentes estilos, esse calibre é bastante comum entre os músicos que utilizam pontes flutuantes, como a ponte Floyd Rose

Dessa forma, se você gosta do virtuosismo dos músicos que dominam bends, tappings e arpejos rápidos, um encordoamento Super Light pode ser o que você precisa. Eddie Van Halen e Steve Vai são nomes que utilizam esse calibre.

Light (.010 / .013 / .017 / .026 / .036 / .046)

Sendo assim, este calibre apresenta um timbre mais encorpado em relação aos calibres .008 e .009. Bastante versátil, esse tipo de encordoamento funciona bem em violões com ponte flutuante e nos modelos Les Paul. 

Desse modo, pessoas que tocam blues geralmente preferem esse calibre, mas não apenas eles. Guitarristas conhecidos por usarem esse tipo de corda são Eric Clapton e Richie Sambora.

Medium (.011 / .015 / .018 / .026 / .036 / .050) e Heavy (.012 / .016 / .020 / .032 / .042 / .054)

Ambas as numerações são mais rígidas. Geralmente, são indicadas para aqueles que possuem ponte fixa, como os modelos Stratocaster, Les Paul, Telecaster e semi acústicas em geral.

Então, por serem mais pesados, esses calibres dificultam bends e tappings, ou seja, não são indicados para os músicos que priorizam técnicas mais rápidas. Em contrapartida, funcionam muito bem para quem toca blues, jazz ou hard rock. Jeff Beck é um dos adeptos desse tipo de calibre.

Hard Heavy (0.013 / 0.017 / 0.026 / 0.035 / 0.045 / 0.056)

Já este calibre é extremamente duro e pesado. Se você não tiver um bom preparo muscular nas mãos, provavelmente sentirá dificuldade ao tocar com essas cordas. O mestre Stevie Ray Vaughan é um dos principais representantes desse tipo de calibre.

Tons das cordas de violão

Há três tipos de cordas, e cada um deles possui características que influenciam na sonoridade gerada. Veja a seguir os tipos de cordas e suas características físicas e sonoras:

  • Roundwound: cordas comumente utilizadas em violões e guitarras. Elas são aneladas e possuem um timbre mais aberto. Bastante versáteis, se adequam a qualquer estilo musical;
  • Halfwound: tipo de corda mais equilibrado, ou seja, graves e agudos soam com a mesma intensidade. São semianeladas;
  • Flatwound: cordas que possuem um timbre mais encorpado. Por serem cordas lisas, o barulhinho do deslizar das cordas ao mudar de acorde é menos perceptível.

Afinal, quais cordas de violão escolher?

Agora que você já entende mais sobre os tipos de cordas, calibres e materiais usados para fazer encordoamentos, a sua escolha já tem um ponto de partida mais preciso.

Porém, acima de tudo, nunca se esqueça de fazer testes, independentemente da marca, e cuidar muito bem do encordoamento escolhido.

Além disso, procure evitar escolher seu jogo de cordas com base nas preferências de seus músicos favoritos. Lembre-se que os melhores indicativos são a tocabilidade e o prazer que o som provoca em seus ouvidos.

Nesse sentido, se você busca por cordas de alta qualidade, conheça agora as cordas da Teclacenter! Nossos encordoamentos especiais têm como característica serem macios, confortáveis e bem produzidos, além de terem sido testados por especialistas!

Na Teclacenter, você encontra cordas para violão nylon, violão aço e cordas de guitarra, disponíveis em diferentes calibres!

Deu para perceber que não tem como não aproveitar esses produtos de primeira qualidade, não é mesmo?

Como colocar as cordas no seu violão (passo a passo)

Agora que você já sabe qual tipo de corda escolher, vamos te mostrar como trocar as cordas do seu violão. Siga este passo a passo:

  • Solte a tensão das cordas antigas, girando as tarraxas no sentido anti-horário.
  • Remova as cordas antigas da ponte e das tarraxas.
  • Limpe e verifique o violão, aproveitando a ausência das cordas para realizar uma manutenção.
  • Posicione a corda na ponte do violão e certifique-se de que ela esteja presa corretamente.
  • Pegue a outra extremidade da corda e estique-a até a tarraxa correspondente.
  • No caso das três cordas mais grossas (Mi, Lá e Ré), elas devem passar por baixo do pino das três tarraxas superiores.
  • Prenda a Mi (E) na tarraxa mais próxima do braço do violão.
  • A corda Lá (A) deve ser fixa na tarraxa do meio.
  • A corda Ré (D) deve ser presa na tarraxa mais próxima do final da mão do violão.
  • Quanto às três cordas mais finas (Mi, Si e Sol), elas devem passar por cima do pino das três tarraxas inferiores.
  • Para cada corda, dê duas voltas pelo pino da tarraxa.
  • Insira a ponta da corda pelo buraquinho na tarraxa.
  • Estique bem a corda, removendo qualquer folga.
  • Gire a tarraxa no sentido de apertar a corda até que ela produza um som duradouro.
  • Verifique a afinação das cordas usando um afinador ou comparando com uma referência sonora confiável.
  • Ajuste a afinação conforme necessário, girando as tarraxas para apertar ou afrouxar as cordas.
  • Continue ajustando e afinando as cordas até obter a afinação correta em cada uma delas.

Conclusão

Lembre-se de que a troca de cordas é um processo que pode variar de acordo com o tipo de violão e cordas utilizadas. Sempre consulte o manual do fabricante ou um luthier de confiança em caso de dúvidas.

Esperamos que este artigo seja útil para você entender melhor sobre as cordas de guitarra e como escolher a melhor opção para o seu instrumento. Boa sorte e bons acordes!

+ There are no comments

Add yours