Compasso Musical: o que é?


Compasso Musical: o que é?

Compasso Musical: o que é?

O tempo é um componente fundamental na música. Através dele conseguimos criar ritmos, cadências e padrões. Por isso, entender o funcionamento desse fundamento é muito importante para quem toca algum instrumento. O compasso musical é a maneira de escrever a duração dos intervalos que constituem uma peça ou canção.

Em resumo, o compasso musical é o coração de uma música. Ele define o andamento e pulsação, servindo como base para as batidas que guiam os mais diversos ritmos e gêneros.

Antes de mais nada, vamos reiterar nosso convite para conhecer mais sobre nossa loja. Além de trazer conhecimento, oferecemos instrumentos de qualidade a um preço acessível. A teclacenter é referência no mercado de instrumentos musicais. Confira nosso site!

O que é pulsação?

Primeiramente, vamos entender o que significa a pulsação na música. Em suma, esse elemento é a base do ritmo. Ou seja, ele representa a batida mais forte que é repetida em um intervalo regular.

Quando batemos palmas ou batucamos para acompanhar uma canção, instintivamente nosso cérebro reconhece essa pulsação. Por isso, geralmente as pessoas conseguem achar a pulsação de maneira natural.

Por isso, o entendimento do compasso musical passa pela compreensão de que essas batidas são a base concreta e natural de toda a música. Afinal, a pulsação dá o ritmo de nossas vidas. O coração que faz tudo acontecer. Novamente, o compasso musical é o coração da música.

Para que serve o compasso musical?

Portanto, o compasso musical serve para dar a cadência e o andamento da música. Identificando intervalos e padrões rítmicos, essa estrutura permite que um conjunto consiga tocar em sincronia perfeita.

Essas representações utilizam unidades de tempo padronizadas que são representadas nas partituras. Elas tornam possível um maior entendimento entre os diversos elementos que se misturam na música.

O Que é a Fórmula de Compasso?

Entretanto, os compassos musicais podem ser muito diversos e plurais. Cada estilo musical possui suas identidades rítmicas características.

Talvez o compasso musical mais comum na música popular ocidental seja o quaternário, 4/4. Não se sabe ao certo porque, mas esse padrão rítmico ressoa muito bem em nossos ouvidos. Além disso, ele é mais instintivo. Facilitando danças e improvisos por cima.

Outro exemplo bem didático é o da valsa, que consiste em três batidas por compasso quaternário, ¾. Já o samba geralmente é representado por um 2/4.

Contudo, as possibilidades são infinitas e existem músicas com todos os compassos possíveis. Aproveite para explorar diversas expressões e expandir seu repertório.

Compassos musicais em partituras

Os compassos musicais marcam a repetição de uma pulsação em uma peça ou canção. Na partitura, eles indicam os intervalos que garantem essa cadência.

Os compassos podem ser simples ou mistos. Como dissemos anteriormente, eles são ferramentas para ajudar na identificação de padrões rítmicos. No entanto, as possibilidades são infinitas e eles devem potencializar a criatividade dos artistas.

O que é um compasso musical simples?

Um compasso musical simples acontece quando os tempos podem ser divididos de maneira simples. Por exemplo, 2/4, 4/4, 4/8, e por aí vaí. Geralmente eles são mais fluidos e instintivos para nossas audições.?

O que é um compasso musical composto?

Enquanto isso, um compasso composto é formado por números que não resultam em uma divisão simples. Por exemplo, 3/4 , 4/7 e etc… Esses compassos musicais são mais complexos e quebrados.

No entanto, se bem explorados eles representam novas combinações que podem ser muito interessantes

Entender sobre como funciona um compasso musical fica muito mais fácil quando você tem um instrumento de ponta. Por isso, não deixe de conhecer a Teclacenter. Visite nosso site e confira as melhores ofertas de instrumentos no mercado brasileiro.

+ There are no comments

Add yours