Como escolher um instrumento musical


Como escolher um instrumento
musical: dicas para iniciantes

Como escolher um instrumento musical: dicas para iniciantes

Começar uma trajetória na música é o sonho de muitas pessoas. No entanto, o início desse processo pode ser bem complicado para leigos. Principalmente, na hora de escolher um instrumento musical. Com tantas opções disponíveis fica difícil saber qual se adequa mais às nossas necessidades e gostos pessoais.

Pensando nisso, preparamos um rápido guia para ajudar na tomada dessa decisão tão importante. Confira agora na Teclacenter.

Como escolher um instrumento musical?

Primeiramente, vamos ressaltar que todo instrumento tem seu valor. Independentemente de preferências pessoais, esses objetos carregam consigo histórias muito importantes de nossa cultura.

Portanto, essa escolha deve ser baseada em afinidade e identificação. Isso varia dependendo de pessoa para pessoa e todas as escolhas devem ser respeitadas.

Agora, vamos estabelecer alguns parâmetros para ajudar na sua decisão. Veja agora como escolher um instrumento musical!

1- Pense em seus estilos preferidos

Em resumo, procure pensar em suas principais referências no mundo da música. Dependendo do gênero e estilo que eles pertencem, você pode ter uma ideia.

Por exemplo, se eles são do rock, a guitarra elétrica pode ser uma boa opção, No entanto, se essa predileção for pela música clássica, o piano pode ser a escolha mais acertada.

Claro que isso é apenas uma dica, músicas geralmente são bem versáteis e podem ter diversos gostos. Ou seja, esse é apenas um parâmetro de avaliação. Vamos para o próximo.

2- Escolha um instrumento versátil

Se você não possui gêneros preferidos e gosta de música com um todo, opte por um instrumento versátil. Isto é, um que se adapta de maneira natural a diversos gêneros. O teclado e o violão são bons exemplos dessa categoria.

3- Pense no seu espaço disponível

Ademais, avalie o espaço disponível em sua casa para a instalação do instrumento. Locais menores podem ser complicações para opções de grande porte, como piano de cauda e bateria, por exemplo.

Escolher um instrumento musical adequado ao seu cômodo pessoal é fundamental para garantir conforto e tranquilidade na hora da prática.

4- Verifique seu orçamento

Em sequência, estipule um preço base para seu investimento. Decerto, existem instrumentos mais caros que outros. Saber quais opções se encaixam em seu orçamento é um bom começo.

Aliás, mesmo instrumentos mais baratos, como um violão, podem ter grande qualidade de som. Enquanto isso, opções mais caras, como um piano, garantem sofisticação e refino a sua compra.

Basicamente, tudo depende de seu capital disponível para escolher um instrumento musical.

5- Converse com seus amigos músicos

Outra dica importante é ouvir seus amigos. De repente, você conhece um grupo que esteja precisando de um integrante específico. Quem sabe essa seja a oportunidade para começar em uma banda?

Desse modo, você conseguirá interagir com outros músicos já no início de sua trajetória na música.

6- Experimente diversas opções

Também é válido passar por testes antes. Procure amigos e conhecidos que são músicos e tente ter uma primeira impressão de seus instrumentos. Entenda um pouco mais sobre suas opções.

Afinal, esse conhecimento vai te ajudar a escolher um instrumento musical de forma mais embasada e consciente.

7- Confie em sua intuição

Muitas vezes escolher um instrumento é um ato inconsciente. Essa decisão é feita pelo coração e pelos ouvidos, não pela cabeça. Por isso, é muito importante confiar em sua própria intuição.

Dessa forma, esse feeling vai te ajudar a fazer uma escolha baseada em seu gosto. Sem dúvidas, essa é uma dica a ser muito levada em consideração.

8- Não coloque muita pressão em si mesmo

Por fim, ressaltamos que você deve relaxar e tomar sua decisão com tranquilidade. Afinal, não tem problema se sua primeira escolha não for a ideal. Muitos artistas renomados trocaram de instrumento ao longo de suas carreiras.

9- Pesquise no youtube e nas redes sociais

Atualmente, possuímos diversos recursos que podem ajudar nessa escolha. Ainda mais em tempos de internet. Por isso, aproveite a tecnologia para explorar e conhecer mais sobre instrumentos musicais.

Ademais, essa pesquisa vai dar exemplos práticos da utilização desses instrumentos. Felizmente, a diversidade é grande e existe muito material do tipo nas redes sociais.

Outros, expandiram seu repertório e se tornaram fluentes em diversos instrumentos diferentes. Em resumo, não importa sua escolha. O importante é começar na música e seguir evoluindo nessa linda trajetória.

10- Apenas comece

Entretanto, se mesmo após essas dicas sua escolha ainda não estiver decidida, fique tranquilo. Apenas comece pelo básico e compre o instrumento mais simples possível. Afinal, o importante é ser introduzido na música.

Com o tempo, você vai ter mais maturidade para escolher um instrumento musical de forma embasada e consciente.

Obrigado por ter chegado até aqui. Para mais dicas, siga nosso blog!

Por que escolher um instrumento?

Um instrumento musical pode se tornar um companheiro para todas as horas. Afinal, esses objetos carregam sentimentos poderosos e permitem que artistas se expressem sempre que for necessário.

Ou seja, esse instrumento vai se tornar sua segunda voz. Portanto, a relação entre músicos e essas peças é algo bem profundo.

Aliás, cada músico vai ter seu próprio instrumento de referência. Alguns mais melódicos, outros mais rítmicos, não importa, todos tem sua importância. Portanto, escolher um instrumento musical significa ter um amigo fiel para o resto da vida.

A qualidade é fundamental

Independente de sua escolha, um quesito é fundamental, a qualidade do instrumento. Todas opções necessitam de marcas de qualidade por trás de suas fabricações.

Afinal, garantir um bom instrumento pode ser um grande diferencial. Trazendo qualidade, leveza e conforto, esses padrões de qualidade devem ser bem altos.

Por isso, antes de mais nada, opte por marcas e lojas de confiança. Esse cuidado pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.

Felizmente, temos uma grande dica para quem quiser qualidade na hora de escolher um instrumento musical. Quer saber? Então, continue lendo o parágrafo abaixo.

Escolher um instrumento musical fica muito mais fácil na Teclacenter. Afinal, aqui só tem escolhas certas. Confira nosso site para conhecer a loja referência no mercado brasileiro. Não perca essa oportunidade, estamos esperando pela sua parceria!

+ There are no comments

Add yours