Acordes básicos e fáceis para iniciantes no ukulele


Para quem não conhece, o ukulele é um instrumento da família de cordas, do qual se parece com um violão de tamanho reduzido.

Apesar da sua familiaridade com o violão, o ukulele apresenta sons distintos, além de contar com acordes que só podem ser tocados nele.

No entanto, assim como qualquer outro instrumento, é possível aprender acordes fáceis no início para desenvolver a habilidade e conseguir se tornar um ótimo músico.

Mas antes de conhecer quais são esses acordes, é importante saber um pouco mais sobre eles e esse instrumento tão exótico.

História do ukulele

O ukulele é um instrumento de origem havaiana, que surgiu em meados do século 19, tendo como propósito ser uma alternativa entre a machete, o rajão e a braguinha.

Apesar do seu grande destaque nas músicas havaianas, o ukulele já está presente em muitos países do mundo, incluindo o Brasil.

Sua popularidade começou a crescer logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos passaram a introduzir a melodia desse instrumento em suas músicas.

Por se tratar de um instrumento pequeno e fácil de fabricar, o ukulele passou a ser produzido em larga escala e rapidamente ganhou popularidade se tornando muito querido pelos viajantes e músicos jovens, já que era portátil.

Características do ukulele

O instrumento é composto por quatro cordas e sua estruturação geralmente é feita de madeira, no entanto, também é possível encontrá-lo no formato de plástico e materiais compensados, o que também muda a sonora do ukulele.

Sua principal característica é a sua afinação reentrante, já que a sua última corda é mais aguda do que as outras.

No entanto, para que o ukulele apresente todas as suas características, é preciso que ele esteja sempre afinado e com as cordas em bom estado.

Tipos de ukulele

Antes de aprender os acordes do ukulele, é interessante conhecer os tipos existentes desse instrumento.

Existem pelo menos quatro tipos de tamanhos do ukulele, o que acaba influenciando diretamente na quantidade de trastes que compõem o seu braço.

  • Ukulele soprano: com uma escala de trinta e três centímetros, o ukulele soprano é o mais tradicional dos tipos do instrumento.

Dentro desta categoria, ainda existem o sopraninho, uma versão menor do original, no entanto, ambos possuem doze trastes ao longo do seu braço.

  • Ukulele concerto: esse tipo de ukulele possui um braço mais longo do que os outros (chegando a medir até 38 centímetros).

Justamente por conta do tamanho do seu braço, o tímbre do ukulele concerto é muito mais alto e grave, bem diferente dos outros tipos.

  • Ukulele tenor: com um total de 17 trastes em seu braço, o ukulele tenor é um dos preferidos para quem gosta de uma grande potência sonora.

Todo o seu corpo conta com cerca de 43 centímetros e esse tipo de ukulele é indicado para gosta de arranjos dedilhados.

  • Ukulele barítono: contando com 19 trastes e 48 centímetros, o ukulele barítono é um dos maiores já fabricados.

Seu timbre e afinação é muito diferentes de todos os outros e muitas pessoas acabam o considerando como uma guitarra em tamanho reduzido.

Conhecendo todos os tipos de ukuleles presentes no mercado, você deve escolher aquele que apresenta a melhor proposta para você no momento de tocá-lo.

O que são os acordes?

Os acordes nada mais são do que as posições que fazemos com as mãos (geralmente a esquerda) no momento de pressionar as cordas do instrumento, fazendo com que um conjunto de notas se forme.

Existem formas de criar acordes sem o uso da mão que pressiona as cordas, ou seja, apenas com aquela que bate no instrumento.

Com isso, sabemos que para formar um acorde é preciso que pelo menos três notas sejam tocadas simultaneamente, apesar de ser possível realizar o processo usando apenas dois ou até um dedo.

Para que fique ainda mais fácil de entender os acordes do ukulele, é preciso ter um conhecimento em cifras (conjunto de letras e números que aparecem junto do acorde).

No entanto, quem não conhece as cifras muito bem, ainda assim conseguirá tocar o instrumento, sem muitos problemas.

Acordes fáceis para iniciantes do ukulele

Existem alguns acordes que podem ser feitos no ukulele que são facilmente aprendidos por quem ainda está começando a tocar o instrumento.

  • Dó maior com a sexta: use apenas os dedos da mão que bate nas cordas do ukulele.

ukulele

  • Dó maior: use apenas o dedo três da mão que apóia o braço do ukulele.

  • Fá maior com nona: utilize apenas o dedo um e pressione a corda Fá.

ukulele

  • Lá Maior: com o dedo dois pressione o Lá e o dedo um pressionando o Dó sustenido.

ukulele

  • Mí menor com a sétima: dedo um pressionando a corda três, na casa dois (no Ré) e o dedo dois na nota Sí.

ukulele

Como aprender a tocar os acordes do ukulele de modo fácil?

Para aprender a tocar os acordes do ukulele sempre precisar se tornar um mestre do instrumento é preciso seguir algumas dicas no momento de tocá-lo.

Uma boa forma de fazer isso é imaginar que seus dedos realizarão uma espécie de “dança” nas cordas do ukulele, sempre usando a leveza, a firmeza e mantendo a velocidade correta.

Pratique os acordes e os movimentos dos dedos sem o instrumento para facilitar a leitura das notas, quando estiver seguro, faça o mesmo com o ukulele.

Como melhorar a troca de acordes

Muitas pessoas acabam apresentando dificuldades para realizar a troca de acordes no momento de tocar o ukulele.

No entanto, existem formas de estudar essas trocas, sem muita dificuldade.

O primeiro passo para isso é escolher dois acordes e ficar trocando entre eles até pegar a prática dos movimentos dos dedos.

Comece trocando os dedos no instrumentos, depois tente a troca mental e antes de tocar, imagine o acorde que virá em seguida para já se preparar para ele.

Uma boa dica é escolher aqueles acordes que não exigem o uso dos dedos da mão que apoia o braço do instrumento. Além de mais fáceis de decorar, são bem menos complexos de realizar.

Categories

1 comment

Add yours
  1. 1
    João Ataide

    Olá, bem interessante o artigo sobre o ukulele, mas faltou apenas um detalhe que julgo importante; a afinação do instrumento,
    ou seja; qual é a relação intervalar entre as 4 cordas? (soltas é claro) é de uma quarta? uma quinta?
    Obrigado.

+ Leave a Comment