Acorde de 7ª Diminuta – Acorde de passagem


O Acorde de 7ª Diminuta é formado acrescentando-se uma sétima diminuta sobre um Acorde Diminuto. É encontrado no VII grau das escalas menores (forma harmônica). Também é conhecido como Acorde de 7ª da Sensível do Modo Menor.

 

acorde de 7 diminuta

 

Enarmonia nos Acordes de 7ª Diminuta

Como o Acorde de 7ª Diminuta tem em sua formação somente intervalos de 3ª menor, 5ª diminuta e sétima diminuta (que podem ser traduzidos como três terças menores sobrepostas), na prática existem somente três deles. Todos os outros podem ser entendidos como inversões, graças à enarmonia.

Isso permite, por exemplo, utilizar os acordes diminutos para trafegar entre as tonalidades, alterando a resolução natural do VII grau de uma escala para outra, cujo VII seja uma das notas do acorde.

enarmonia

Os acordes de 7ª Diminuta também podem ser utilizados como acorde de passagem para harmonizar melodias quando a nota da melodia não pertence ao acorde principal.

Pode-se notar, no estudo dos arpejos, que vários desenhos se repetem por causa dessa igualdade. Isso ocorre porque a oitava é dividida em quatro partes iguais.

arpejos

Categories

+ There are no comments

Add yours