7 erros que você não pode cometer na hora de estudar teclado


Buscando dicas de como estudar teclado de forma estratégica e acelerar sua jornada para se tornar um grande tecladista? Está no lugar certo!

O estudo do teclado é fundamental para que você passe a utilizar este instrumento como os músicos o fazem: de forma fluida, natural e aberta a novas possibilidades criativas.

Por conta disso, o tempo dedicado ao estudo do teclado deve ser muito bem aproveitado, exigindo o uso de toda a sua dedicação para um resultado satisfatório.

Logo no começo, alguns erros costumam ser bastante recorrentes entre os tecladistas amadores. 

No entanto, ao evitá-los logo de cara, você diminui consideravelmente as chances de atrasar seu aprendizado e até desistir das aulas e do seu sonho.

Para te ajudar nesse processo, preparamos um conteúdo completo para te apresentar os 7 erros que você não pode cometer na hora de estudar teclado. Acompanhe a leitura e confira!

Como começar a estudar teclado?

Aprender a tocar teclado ou qualquer outro instrumento é algo que exige bastante dedicação por parte do músico.

Afinal de contas, cada instrumento possui suas próprias regras e particularidades para ser tocado de forma habilidosa e coerente em um determinado momento.

No caso do teclado, o primeiro passo nos estudos é conhecer as notas musicais básicas (ou fundamentais), que são: dó, ré, mi, fá, sol , lá e si.

Após isso, para que você não precise pensar nas notas exatas ao estudar teclado e foque apenas nos dedos, é importante fazer exercícios de coordenação motora.

Um exemplo disso é colocar o dedão em uma tecla, depois colocar cada dedo restante nas teclas seguintes e tocar o teclado com um de cada vez.

Se pensarmos em cada dedo das duas mãos como um número, o exercício pode ser explicado da seguinte forma:

  • Mão direita: 1 2 3 4 5, e em seguida 4 3 2 1;
  • Mão esquerda: 5 4 3 2 1, e em seguida 2 3 4 5.

Com isso, chega o momento de juntar as notas com os dedos e começar a praticar o instrumento.

Isso pode ser feito a partir de exercícios disponíveis online, como autodidata, em casa, através de aulas com um professor particular, ou em escolas de música presenciais.

De todo modo, ter um teclado em casa pode fazer toda a diferença para o seu aprendizado. 

Afinal de contas, além de praticar com a ajuda de um guia, é importante seguir fazendo alguns exercícios para fixar o que for ensinado.

Na Teclacenter você encontra diversos modelos de teclado para comprar, como: teclado arranjador, sintetizador, workstation e muito mais.

O que estudar para aprender a tocar teclado?

Organizar seu tempo para conseguir estudar teclado todos os dias é essencial para um bom desempenho ao tocar o instrumento.

Para isso, criar um cronograma de estudo para teclado pode ser uma ótima estratégia.

Afinal de contas, além dos exercícios técnicos, existem muitos assuntos da música a serem abordados no estudo do teclado, como por exemplo:

  • Notas Musicais;
  • Teoria Musical;
  • Coordenação Motora;
  • Acordes Maiores e Menores;
  • Primeiro Ritmo;
  • Escalas;
  • Troca de Acorde;
  • Improvisação;
  • Arpejos;
  • Intervalos Musicais;
  • Harmonia Funcional.

Usando pouco mais de duas horas por dia, é possível dedicar de 5 a 15 minutos para cada conteúdo, considerando também um tempo de descanso.

Se você não tiver todo esse tempo livre, basta montar um cronograma adaptado à sua realidade, dividindo os assuntos em dois blocos e variando-os a cada dia, por exemplo.

Vale ressaltar que o mais importante na hora de estudar teclado é fazer isso não por obrigação, mas sim pelo prazer em tocar o instrumento.

Quando estiver desanimado(a), pesquise por performances de tecladistas famosos e tente se imaginar no lugar deles, impressionando o público com seu talento.

Isso pode ajudar a dar aquele gás quando bater a preguiça ou desânimo com um assunto mais difícil/complexo.

7 erros que você não pode cometer ao estudar teclado

Para não perder tempo na hora de estudar teclado, uma boa estratégia é entender quais os principais erros cometidos por tecladistas iniciantes.

Dessa forma, você consegue avançar mais rapidamente no seu desenvolvimento, alcançando uma boa performance em menos tempo.

Confira abaixo os principais erros que você não pode cometer ao estudar teclado:

1- Postura corporal

A forma como o estudante posiciona o seu corpo no momento de tocar o teclado musical pode ser determinante para uma melhora considerável em sua performance e evolução técnica com o instrumento.

Por esse motivo, ao estudar piano, mantenha o seu tronco ereto, sente-se corretamente, de preferência utilizando apenas a metade do assento que está mais próximo do instrumento.

Porém, atenção: tenha cuidado com o posicionamento incorreto da coluna.

Afinal de contas, mantê-la arqueada por muito tempo pode não apenas dificultar o seu desempenho, como também lhe trazer problemas de saúde.

2- Distância entre o seu corpo e o instrumento

Outro problema comum ao estudar piano, mas que pode facilmente ser consertado com apenas uma correção física, é a distância entre o seu corpo e o instrumento.

Achar a posição correta para a prática do piano ou do teclado é, no mínimo, essencial.

Isso porque ficar longe demais ou perto demais das teclas irá lhe impedir de alcançar o seu melhor desempenho ao estudar piano.

Uma boa dica para evitar esse problema durante a prática é esticar os seus braços com os punhos fechados até ultrapassar as teclas.

Se o instrumento usado for um piano de armário, por exemplo, encoste a extremidade dos punhos na madeira.

Ao relaxar os braços, eles provavelmente estarão em uma posição confortável para um estudo com várias horas de duração.

3- Altura do banco

A altura do banco é essencial para garantir que você não volte a cometer o erro de postura corporal ou enfrente problemas ao estudar teclado.

Por isso, não deixe de tentar achar a altura ideal para o seu tamanho.

Uma dica é deixar os braços flexionados formando um ângulo próximo dos noventa graus entre o seu ombro e as suas mãos.

4- Postura das mãos

A maneira em que o pianista ou o tecladista posiciona as suas mãos e escolhe qual dedo usar no momento de tocar o teclado musical também é de extrema importância para evoluir em sua precisão.

Para isso, posicione as suas mãos de maneira ovalada, como se estivesse segurando uma bolinha de tênis de mesa dentro delas.

Além disso, evite fazer um movimento não natural na troca dos dedos, e respeite os dedos indicadores na partitura, se existirem.

5- Pular etapas

Querer ganhar tempo e ter pressa ao estudar teclado é algo muito recorrente da nossa sociedade atual.

No entanto, isso não pode entrar na sua cabeça na hora de praticar o instrumento.

Afinal, quando queremos estudar teclado de forma séria e correta, precisamos focar toda a nossa energia naquele propósito e prestar atenção no que pode ser melhorado dia após dia.

Para isso, toque lento e acelere apenas quando tudo estiver sendo executado de maneira correta e sem muitas dificuldades.

6- Falta de uma rotina de estudo

Se você quer estudar teclado, mas não está disposto a montar e seguir uma rotina de estudo consistente, sentimos dizer, mas você está enxugando gelo.

Isso porque a constância é algo fundamental para que você aprenda a realizar todos os movimentos de forma natural e se torne um músico de verdade.

Ao contrário disso, você estará gastando o seu tempo e sua energia de forma que não te trará muitos resultados no longo prazo.

7- Ignorar a teoria musical

Por fim, um dos mais terríveis erros cometidos pelos iniciantes na hora de aprender a tocar teclado é ignorar ou não dar a atenção necessária para a teoria musical.

Isso ocorre, porque as pessoas estão tão empolgadas em tocar o instrumento, que não se lembram que precisam de algo antes: a base.

Além de conter toda a parte técnica de forma explicativa, a teoria musical apresenta a interpretação, conceitos teóricos, conhecimento sobre harmonia, história da música e percepção rítmica.

Ou seja, ela é tão importante na hora de estudar teclado quanto a prática.

Gostou do conteúdo sobre como estudar teclado? Não deixe de comentar sua opinião abaixo e conferir os modelos de teclado disponíveis na loja Teclacenter!

Yamaha é uma empresa japonesa fundada em 1887. Ela é reconhecida mundialmente por sua qualidade sonora e durabilidade. A marca oferece pianos e teclados digitais para todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até pianistas profissionais.

+ There are no comments

Add yours