5 músicas que contam histórias reais, tristes e macabras


Você conhece alguma música que conta uma história real, triste e macabra? Se não, neste post nós iremos te mostrar algumas delas.

Todas as músicas apresentam uma história ou fase da vida na sua letra e melodia, mesmo que indiretamente ou que a história não seja real.

Acontece que também existem muitas músicas que foram inspiradas de fatos reais que ocorreram na vida do compositor ou de alguma pessoa próxima á ele.

Existem também aquelas em que os compositores decidiram homenagear alguém ou algum fato ocorrido que marcou a história de alguma forma.

É muito comum ver bandas e artistas realizando tributos para certas pessoas ou apenas para mostrar solidariedade aos envolvidos em algum tipo de tragédia.

Neste post você vai conhecer 5 músicas que contam histórias reais, tristes e macabras, que muitas vezes, nem nos damos conta quando escutamos de primeira.

É muito importante alertar que as músicas contidas nessa lista podem conter gatilhos para algumas pessoas. Se você for uma delas, não escute!

1- Tears in Heaven – Eric Clapton

Essa música com certeza mexe com todos que a escutam, mesmo sem saber do que se trata por trás da letra melódica e triste de Eric Clapton.

Acontece que uma das músicas mais belas e tristes desse artista foi escrita após a morte trágica de seu filho de 4 anos.

Conor, um menino alegre e amoroso, acabou tendo um fim trágico ainda muito jovem em 20 de março de 1991, quando caiu da janela de um apartamento do amigo de sua mãe, do 53° andar.

A música tenta demonstrar um pouco da dor que Eric sentiu ao perder seu pequeno filho tão cedo e de uma forma tão trágica como ocorreu, além de ter sido a forma que o cantor encontrou para expressar seus sentimentos.

Não é á toa que essa é uma das músicas de maior sucesso de Clapton, da qual atingiu a segunda posição na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e conquistando diversos prêmios musicais.

Apesar de a música ter sido lançada quase 30 anos atrás, ela ainda marca a vida de muitas pessoas.

Escute essa bela canção aqui! https://www.youtube.com/watch?v=JxPj3GAYYZ0

2- 44 minutes – Megadeth

A música 44 minutes foi inspirada em um famoso assalto que ocorreu em 28 de fevereiro de 1997, em Los Angeles.

Essa canção interpretada pelo Megadeth faz referencia a um assalto ao Bank of America, onde dois homens fortemente armados invadiram o local em busca de dinheiro.

Acontece que a ação não saiu conforme o planejado e a dupla acabou trocando tiros com a policia por 44 minutos. Neste tempo, mais de 1700 balas foram disparadas.

O tiroteio teve fim quando os dois assaltantes foram mortos, mas não antes deixar dezenas de policiais feridos e inúmeros veículos prejudicados pelas balas.

A canção apresenta um lado bem sensível do ocorrido, podendo ser usada como uma referência bem clara para quem nem sequer conhece ou se lembra do assalto.

Você pode escutar a música de Megadeth aqui! https://www.youtube.com/watch?v=OL7DED8huak

3- Sunday Bloody Sunday – U2

O U2 é uma banda irlandesa da qual fez história com a música “domingo sangrento” (em tradução para o português).

A música foi inspirada em um evento que ocorreu em 30 de janeiro de 1972, na Irlanda do Norte, quando milhares de pessoas foram para as ruas de Derry, protestar por direito civis.

A manifestação terminou de forma trágica, quando 14 pessoas acabaram sendo baleadas e mortas pelo exército britânico.

Diversas testemunhas relataram que a maioria das mortes ocorreram de forma covarde, pelas costas dos manifestantes.

Apesar de a banda ter conseguido levar diversas de suas músicas ao topo das paradas, Sunday Bloody Sunday ainda é cantada e lembrada nos dias de hoje.

Se você ainda não escutou essa música tão forte, confira ela aqui! https://www.youtube.com/watch?v=EM4vblG6BVQ

4- When The Eagle Cries – Iced Earth

Iced Earth é uma banda de heavy metal que foi formada na Flórida a mais de 30 anos.

Atualmente, apenas um dos membros é da formação original, já que o ex-vocalista Matthew Barlow e o ex-guitarrista Randall Shawvados deixaram a banda em 11 de setembro de 2001 para serem policiais.

Inclusive, é sobre esse mesmo dia, que a música When The Eagle Cries retrata em sua letra triste e melancólica.

O atentado terrorista mais famoso da história deixou dezenas de pessoas inocentes mortas, acarretando em inúmeros tributos ás vidas que se foram e o Iced Earth fez a sua versão.

Apesar da banda já ter emplacado diversas canções de sucesso nos topos das paradas americanas, When The Eagle Cries foi um dos grandes sucessos da banda.

Para ouvir esse rock tão tocante e importante, clique aqui! https://www.youtube.com/watch?v=-o6xrSyhVhc

5- Dead Skin Mask – Slayer

A última música da nossa lista pode ser considerada uma das mais pesadas dentre elas. Isso porque Dead Skin Mask é uma das canções mais sombrias do Slayer.

A morbidez da música é indiscutível, já que ela foi baseada na história de Ed Gein, um assassino em série dos anos 50.

Para quem nunca ouviu falar, Ed Gein foi um dos assassinos mais perturbados que já existiu nos Estados Unidos.

Isso porque além das mortes confirmadas em seu nome, Ed violava túmulos para exumar cadáveres e usar partes dos corpos dos mortos para criar objetos como tigelas feitas de crânio e móveis cobertos por pele humana.

A letra da música é muito pesada, já que ela retrata uma forma abstrata de como Ed lidava com sua obsessão pelos mortos e pelo toque de suas peles frias.

Além da música do Slayer, Ed Gein também serviu como inspiração para diversos personagens famosos do cinema como Norman Bates (Bates Motel), Buffalo Bill (O silêncio dos inocentes) e Leatherface (o massacre da serra elétrica).

Se você ainda não escutou essa música, confira aqui! https://www.youtube.com/watch?v=eVmaqj668Fk

A lista de músicas que contam histórias reais e macabras é bem longa e muito provavelmente você já deve ter escutado pelo menos uma delas.

Apesar de serem apenas músicas, algumas delas passam mensagens extremamente importantes, fique atento!

+ There are no comments

Add yours