10 curiosidades incríveis sobre a música


O mundo musical é inteiramente mágico e belo, não só para quem toca ou canta, mas também para qualquer bom apreciador da música.

É muito difícil encontrar alguém que não goste de nenhum tipo de música ou estilo, isso porque ela consegue agradar a todos os gostos.

Todo mundo tem um artista ou banda favorita, tem aquela música que se lembra de alguém ou de tempos bons que ficaram na memória.

Você já parou para pensar no motivo para isso? Como essa arte move tantas pessoas? Dificilmente teremos apenas uma resposta para essas perguntas.

Esse universo tão intrigante não poderia ser melhor se não tivesse suas curiosidades incríveis e histórias marcantes.

Pensando em todas as coisas que nos fazem amar a música, separamos algumas curiosidades incríveis sobre essa arte tão especial.

Se você é amante de música e ama saber coisas novas, continue acompanhando esse post!

1- A música pode ser usada como um tratamento alternativo para mal de Parkinson e para pessoas que sofreram AVC

Pode parecer invenção, mas existem vários estudos mostrando que há uma relação entre a música, nosso controle postural, nosso equilíbrio e nossa coordenação motora.

Muitos neurologistas afirmam que a musicoterapia, quando feita por tempo prolongado, pode ajudar a melhorar a saúde de um paciente, principalmente quando se trata de problemas relacionados ao cérebro.

2- Músicas felizes ou tristes afetam a forma como você enxerga o mundo

Você acredita que se passar o dia escutando músicas tristes, isso não vai influenciar no seu humor? Então você está se enganando.

Estudos comprovam que o nosso cérebro tem a capacidade de associar diversas informações dos nossos sentidos e ao mesmo tempo, ele realiza uma somatória de todos os estímulos recebidos.

Um exemplo para isso é que se você estiver chateado, ao escutar uma música feliz, o seu ânimo se eleva, fazendo com que você veja as coisas á sua volta de uma forma mais positiva.

3- Só uma a cada 10 mil pessoas é capaz de reconhecer uma nota musical apenas escutando a melodia, sem nenhum tipo de referência

Existe um fenômeno raro chamado “ouvido absoluto”.

Essa condição permite que uma pessoa possa ouvir e reconhecer uma nota musical sem necessitar de um tom de referência.

4- A música ajuda a acelerar a velocidade do crescimento das plantas

Um estudo realizado na Coréia do Sul afirmou que as plantas crescem mais rápido quando tocamos músicas para elas.

A pesquisa foi realizada com peças clássicas, como a Sonata ao Luar de Beethoven, que foram reproduzidas para diferentes plantações, que apresentaram um resultado muito positivo.

Segundo os cientistas, as plantas possuem um gene que as permitem “escutar”.

Infelizmente, as pessoas não podem adquirir o “ouvido absoluto” após se tornar adulto, no entanto, sempre é possível adquirir um ouvido relativo, que é a capacidade de reconhecer uma nota ouvida a partir de uma referência.

5- A música estimula o uso de praticamente todo o nosso cérebro

A música funciona como um tipo de carinho para o nosso cérebro, sendo esse um dos motivos para gostarmos tanto dessa arte.

São poucas as atividades do nosso dia a dia que são capazes de estimular quase todo o nosso cérebro e a música é uma delas.

Sabe quando você escuta uma canção mais complexa e fica prestando atenção na letra para conseguir entender o que significa? Então, neste momento seu cérebro trabalha muito!

6- Fãs de música clássica e Heavy Metal têm personalidades semelhantes

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Escócia apresentou que os fãs de heavy metal e os de música clássica apresentam personalidades praticamente iguais, como: criatividade, tranqüilos e introspectivos.

O estudo foi feito através de uma análise do perfil de fãs de cada um dos gêneros musicais com cerca de 36 mil pessoas em todo o mundo.

7- Sua música favorita provavelmente faz com que você a associe com algum evento emocional da sua vida

É muito comum associarmos músicas específicas á certos eventos que ocorreram na nossa vida, conscientemente ou não.

Acontece que quando temos uma música preferida, ela provavelmente remeta ou te lembre de algum evento emocional que passamos, mesmo que não nos lembremos qual seja.

Geralmente, o nosso cérebro sempre irá associá-la a alguma boa memória.

8- A música pode relaxar

Quem nunca passou por um dia estressante e só conseguiu relaxar quando colocou aquela música que tanto gosta?

Pois é, de acordo com um estudo realizado pela Ph.D.Sky Chafin da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, foi comprovado que músicas do estilo clássico, pop e jazz são capazes de nos relaxar.

A pesquisa foi realizada com vários voluntários que foram submetidos a situações estressantes e logo depois escutaram uma canção.

A música clássica apresenta um efeito muito rápido, já que a pressão sanguínea de quem escutou a melodia caiu para níveis normais e pouco tempo.

Já a música pop e o jazz, apresentaram o resultado em um pouco mais de tempo, mas a restauração do cérebro foi igual em ambos os casos.

9- A música que você escuta pode dizer muito sobre sua personalidade

Os pesquisadores Peter J. Rentfrow e Samuel D. Gosling concluíram uma pesquisa que aponta que o seu gosto musical pode dizer muito sobre a sua personalidade.

Em geral, as pessoas que possuem gostos complexos e reflexivos como o Blues, o Jazz e a música Clássica, são emocionalmente mais estáveis, com boas habilidades de comunicação, inteligência acima da média e sempre está aberta a novas experiências.

10- 5% da população mundial têm aversão à música

Quando falamos que praticamente todas as pessoas gostam de música, é porque nem todos se sentem bem escutando letras e melodias.

Uma condição chamada “anedonia musical” afeta 5% da população mundial e essas pessoas simplesmente não gostam de escutar música.

No entanto, não é nenhum tipo de doença, pelo contrário, a pessoa apenas prefere estimular o cérebro de outras formas, sem necessitar de notas e melodias para isso.

E ai, gostou dessas curiosidades envolvendo essa arte tão linda? Conta pra gente se você conhecia algumas delas. Não se esqueça de compartilhar esse post com aquele amigo que ama música!

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment