10 Benefícios da Música


10 Benefícios da Música

10 Benefícios da Música

Certamente, a prática musical é uma das atividades mais prazerosas possíveis. Acessível para pessoas de todas idades esse hábito faz muito bem para saúde. Tocar um instrumento, além de ser divertido, ajuda no desenvolvimento de várias habilidades diferentes. Por isso, preparamos uma lista com 10 benefícios da música.

Independente da idade, gênero e cultura, a música é uma paixão universal. Assim, os benefícios citados nessa lista servem para qualquer pessoal. Sem mais delongas, vamos para nosso artigo.

10 Benefícios da música

Com certeza você já deve ter falado que a música faz bem para a alma. Aliás, essa é uma grande verdade. No entanto, essa arte também faz para nosso cérebro e para nosso corpo. Quer saber como? Então, confira mais abaixo

1- Coordenação motora

Primeiramente, um dos benefícios da música é o desenvolvimento da coordenação motora. Afinal, tocar um instrumento exige uma boa dinâmica de determinadas partes do corpo.

Essa atividade é muito útil para crianças e idosos. Mas adultos também podem sentir esses benefícios no dia a dia. Principalmente, pessoas que fazem trabalhos manuais.

2- Raciocínio

Além disso, a prática instrumental exige um raciocínio rápido. Trocar de acordes, mudar melodias e acompanhar ritmos demanda bastante do cérebro. Por isso, a música é um exercício também para nossa cabeça.

Ou seja, quanto mais praticarmos, mais rápido nosso cérebro será capaz de funcionar.  Isso pode trazer benefícios para pessoas de todas as idades. Ajudando nos processos cognitivos esse é um dos melhores benefícios da música.

3- Memória

Como resultado disso, a memória também é muito melhorada. Afinal, o cérebro tem que estar em dia para gravar tantas dinâmicas diferentes. Sejam notas, acordes, e ritmos. O processo de aprendizagem dos instrumentos musicais estimula bastante o raciocínio.

Portanto, essa é uma vantagem muito boa para idosos. Oferecendo uma atividade divertida e prazerosa, os instrumentos musicais são verdadeiras terapias para o desenvolvimento da memória.

4- Foco e disciplina

Outros importantes benefícios da música é o desenvolvimento do foco e da disciplina. Apesar de ser uma atividade leve e divertida, a prática do instrumento exige compromisso. Por isso, estudar regularmente e dar atenção nos exercícios é muito importante.

Esse compromisso vai ajudar bastante no desenvolvimento das responsabilidades. Além de acalmar a mente, a música ajuda no foco e na clareza dos pensamentos. Sendo uma atividade muito útil para crianças que desejam ter mais atenção em suas atividades escolares.

5- Prazer e diversão

Entretanto, não é só de trabalho que vive nosso corpo. A diversão e o prazer são itens fundamentais para uma boa saúde mental. Felizmente, esses sentimentos também fazem parte da lista de benefícios da música.

Além de ajudar a relaxar, a prática de um instrumento traz alegria e leveza para nossas vidas. Afinal, a felicidade de tocar nossas canções favoritas pode ser uma fonte de grande felicidade. Quem sabe, até mesmo compor nossas próprias melodias. As possibilidades são infinitas. Tocar um instrumento musical significa ter um hobbie saudável para o resto da vida.

6- Cooperação

Os benefícios da música também vão para nossa vida social. Principalmente, quando investimos na prática em conjunto. Tocar com outros músicos envolve trabalho em equipe.

Por isso, a música também pode ser uma ferramenta de inclusão. Ajudando também no desenvolvimento de um senso de trabalho em equipe com os outros.

7- Habilidades sociais

Esse benefício se estende até para outras áreas. A prática musical muitas vezes ajuda na expressão de pessoas mais tímidas e reservadas, aumentando a autoestima e a confiança dessas pessoas.

Ajudando no desenvolvimento das habilidades sociais, a música também serve para a criação de novas amizades e relacionamentos. Muitas vezes, a música traz amizades e companheiros para a vida toda.

8- Cultura

A música é parte fundamental de nossa cultura. Conhecer novos artistas significa conhecer novas histórias. Isto é, a prática instrumental remete a nossa identidade como brasileiros e cidadãos do mundo.

O conhecimento da música amplia nosso repertório cultural e ajuda na busca por novos interesses. Podemos dizer com certeza que essa atividade é muito mais do que apenas um hobbie. Na verdade, falamos de uma das mais antigas paixões humanas.

9- Saúde Mental

A saúde mental é um tema cada vez mais debatido na sociedade. Felizmente, temos cada vez mais ciência da importância do bem estar na vida das pessoas. Nesse sentido, os benefícios da música também podem ser notados.

Excelentes para a ansiedade e depressão, instrumentos musicais fornecem alívio, calma e distração para esses momentos de dor. Com certeza, o principal benefício da música está nos corações e mentes de seus músicos.

10- Emprego

Por fim, a prática musical também pode trazer benefícios financeiros. Por que não aproveitar essa habilidade para fazer algo profissional? Muitas vezes, as pessoas transformam essa atividade em seus trabalhos

Quem sabe esse também não seja o seu caso? As possibilidade são grandes. Principalmente com as redes sociais, onde você sempre pode expor seu talento.

É sempre bom lembrar que isso é apenas um breve resumo dos benefícios da música. Existem inúmeros outros a serem explorados. Mas isso você só vai descobrir quando colocar a mão na massa e começar sua jornada nesse mundo.

Agora que você sabe os benefícios da música, já está mais do que na hora de trazer eles para sua vida. Para isso, você pode contar com a nosso apoio. Afinal, nós da Teclacenter somos referências nacionais no mercado de instrumentos musicais. não Perca essa oportunidade e dê uma olhada em nosso site!

2 Comments

Add yours
    • 2
      admin Teclacenter

      Olá Dherly!
      Muito obrigado por esse feedback, por ter esses comentários que continuamos com a produção de conteúdo para levar a música para todos!
      Atenciosamente
      Mateus
      Equipe Teclacenter

+ Leave a Comment