Virada Cultural em São Paulo

Virada Cultural em São Paulo



viradaculturalUm dos maiores festivais de rua do Brasil, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas e acontece do sábado (21 de maio) a partir das 18h até o domingo (22 de maio) no mesmo horário, perfazendo 24 horas de duração, conforme a tradição

Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade. Em sua 12ª edição, o evento traz uma novidade: um happy hour na sexta-feira, dia 20 de maio.

Inspirada na “Nuit Blanche” francesa, que se baseia na inversão de expectativas, como, por exemplo, museus abrindo de madrugada, em São Paulo, o evento traz programação diversa distribuída por todo o centro. Aqui, a Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.

Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil até a região central da cidade. Ao longo dos anos, a festa foi se difundindo cada vez mais por este perímetro, até recentemente incorporar a região da Luz, além da República e Anhangabaú.

A primeira edição ocorreu no mês de novembro, o que se mostrou uma escolha inadequada por conta da temporada de chuvas. Nos anos seguintes, o evento passou a ser realizado entre abril e maio.

Além da rede municipal de equipamentos – incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs) –, a organização da Virada Cultural conta com parceiros estratégicos como o SESC e o Governo do Estado, que aderem com seus equipamentos culturais descentralizados. O Metrô de São Paulo fica aberto durante as 24 horas do evento, garantindo a circulação das pessoas.

cms-image-000371912Programação

As apresentações trazem um panorama bem abrangente da produção artística da atualidade, indo de concertos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e da Orquestra Experimental de Repertório a shows como os dos pianistas Adylson Godoy (60 anos de sambazz), Adriano Grineberg, e das bandas Violeta de Outono e Metrô.

Veja a programação completa aqui!

 

 

Categories

+ There are no comments

Add yours