Sintetizadores analógicos modulares


Embora as primeiras pesquisas de síntese sonora tenham começado há mais de cem anos, a produção comercial de sintetizadores só deslanchou de verdade há cerca de 50, quando os módulos de síntese passaram a implementar um  conceito de controle  por tensão (voltage control). Isso facilitou bastante o processo e, sobretudo, permitiu a interligação dos módulos, uma vez que suas entradas e saídas operavam com sinais  de tensão elétrica (“voltagem”).

O aprimoramento do sintetizador e sua consequente viabilização comercial teve como principal protagonista o engenheiro norte-americano Robert A. Moog, que, no início da década de 1960, construía e vendia Teremins e outros aparelhos de áudio. Com a colaboração de alguns compositores de  vanguarda, Moog começou a desenvolver circuitos eletrônicos para síntese e modificação sonora. E, para controlar o funcionamento desses circuitos, usava  sinais externos de tensão, de maneira que podia aplicar o sinal da saída de um módulo à entrada de controle de outro, tornando o processo muito mais interessante. Mas Robert Moog não foi o único a pesquisar este tipo de controle. Don Buchla, também norte-americano, desenvolveu na mesma época módulos controlados por tensão. Possivelmente, outras pessoas, inclusive fora dos EUA, também tenham trabalhado nesse sentido, mas foi Moog o primeiro a obter sucesso, técnica e comercialmente.

É bom destacar que, na ocasião, eles não cogitavam o uso de teclados para acionar o sintetizador, que mais parecia um amontoado de equipamentos de bancada de laboratório de eletrônica que um instrumento. Baseandose no conceito de controle por tensão, Moog começou a desenvolver um conjunto de módulos que podiam ser interligados de maneiras diferentes, permitindo uma variedade de resultados distintos. Esses módulos são usados  até hoje em sistemas analógicos para síntese sonora, e os essenciais são descritos a seguir.

03_vco

 

Oscilador controlado por tensão (voltage controlled oscillator – VCO)
É o elemento que gera o sinal inicial para ser usado em todo o processo. A frequência do sinal do oscilador é proporcional à tensão aplicada à sua entrada de controle (pitch CV). Moog e outros fabricantes adotaram o padrão “1  volt/oitava”, pelo qual o aumento de 1 volt na tensão de controle faz dobrar a frequência do oscilador (ou seja, subir uma oitava).

 

04_vcfFiltro controlado por tensão (voltage controlled filter – VCF)
É o elemento que altera a composição harmônica (timbre) do sinal, suprimindo harmônicos e/ou realçando por ressonância determinada região do espectro. O VCF geralmente é acoplado à saída do VCO, e o tipo mais usual é   filtro passa-baixas (low-pass; LP), que corta as frequências acima de determinado ponto do espectro. Mas há também os tipos passa-altas (high-pass; HP) e passa-banda (band-pass; BP). Para ajustar a frequência de atuação do filtro (cutoff frequency), é aplicada uma tensão CV na entrada de controle do módulo. Da mesma maneira que no VCO, Moog também adotou o padrão “1 volt/ oitava”, de maneira que cada aumento de 1 volt na entrada de controle faz a frequência de corte do filtro dobrar (subir uma oitava).

05_vcaAmplificador controlado por tensão (voltage-controlled amplifier – VCA)
É o elemento que altera a amplitude (intensidade) do sinal, e que permite manipular o comportamento dinâmico do volume. O VCA em geral é acoplado à saída do VCF, e para controlar a amplitude do sinal de áudio é aplicada uma tensão CV na entrada de controle do VCA, que geralmente vem do módulo gerador de envelope (EG). Dependendo do VCA, a resposta do ganho à variação da tensão de controle pode ser linear ou exponencial.

06_egGerador de envelope (envelope generator – EG)
É um circuito que produz um sinal de tensão de controle com características variáveis, que podem ser ajustadas pelo músico. Seu funcionamento é disparado a partir de um sinal de tensão chamado de gate ou trigger, produzido ao se acionar uma nota (no teclado). O sinal gerado pelo EG pode ser aplicado no VCA, no VCF ou mesmo no VCO. A maioria dos EGs possui quatro estágios ou etapas: attack (ataque; que determina o transiente inicial do parâmetro controlado); decay (decaimento; define o tempo que leva até a sustentação); sustain (o nível em que o parâmetro que está sendo controlado ficará estabilizado enquanto a nota estiver soando); e release (o tempo que o parâmetro leva para voltar ao estado inicial depois que cessa a execução da nota).

07_lfoLFO (low frequency oscillator)
É outro circuito oscilador, só que sua faixa de frequências geralmente está abaixo do espectro do áudio (daí seu nome: oscilador de baixa frequência), porque sua função não é gerar sons, mas atuar como modulador de outros parâmetros. Quando aplicado à entrada do oscilador principal, o sinal do LFO produz modulação de frequência (FM), resultando no efeito de vibrato. O sinal do LFO também pode ser aplicado na entrada de controle  o VCA para produzir modulação de amplitude (AM), e também na entrada de controle do filtro, modulando a sua frequência de corte e produzindo efeitos bastante interessantes. Moog usava para o LFO o mesmo circuito do VCO, já  que este também podia gerar frequências muito baixas (sub-áudio), controlado pelo mesmo tipo de CV (1 volt/oitava).

Além dos módulos básicos mencionados acima, existem ainda outros que também podem ser encontrados em sintetizadores analógicos, como unidade de reverberação, ring modulator, mixers de sinal etc. (Miguel Ratton)

Quer saber mais sobre sintetizadores e demais instrumentos de teclas? Acesse www.teclaseafins.com.br e cadastre-se gratuitamente


+ There are no comments

Add yours