O que é indie rock? Descubra de uma vez por todas

O que é indie rock? Descubra de uma vez por todas


Você sabe o que é indie rock? Um dos subgêneros mais populares e comuns do rock na atualidade, é uma tendência entre jovens por lidar com temas acessíveis com uma sonoridade bastante agradável a eles.

Por muito tempo, foi considerado um dos estilos que salvaram o rock e resgataram o estilo para o topo das paradas, tornando-o relevante novamente.

Para aprender mais sobre esse estilo e aprofundar seu conhecimento sobre música, acompanhe o artigo.

O que é indie rock?

O indie é um estilo que tem origem na música rock independente, daí vem o seu nome. Esteve associado no início a essa onda de bandas que rejeitavam os padrões de grandes gravadoras e tentavam construir o som e a carreira de maneira autônoma. Por isso, o gênero naturalmente abarca um conjunto de outros estilos e subgêneros.

Anos 80

Assim, o termo ganhou ressignificação a depender do contexto histórico. Nos anos 80, os grupos classificados com esse termo eram os que traziam uma sonoridade mais obscura, quase gótica, com temáticas tristes e um som de qualidade intencionalmente mal produzido.

Anos 90

Nos anos 90, por outro lado, o indie passou a representar bandas que investiam em sons de guitarra bem trabalhados. No entanto, eles continuavam barulhentos e catárticos, mesmo com um som mais limpo e uma variedade temática um pouco maior. Esses grupos foram os que permaneceram pequenos, mesmo quando gêneros como britpop e grunge se tornaram populares.

Anos 2000

Então, chegamos a atual vertente do indie rock. O surgimento de atos como White Stripes no final dos anos 90 foi instrumental para definir como seria essa era. O foco era rejeitar os excessos das duas últimas décadas (80 e 90) e concentrar o rock em aspectos primitivos, ou seja, guitarra, baixo, bateria. Assim, resgatavam a fúria e agressividade do estilo para atender às demandas dos jovens da época.

Portanto, o gênero atual inclui bandas que buscam uma sonoridade rápida, forte e urgente, com letras descoladas. Menos pesado que o heavy metal e um pouco mais agressivo que o rock alternativo. No entanto, também pode abarcar músicas que misturam a agressividade com um lado mais dançante.

Quais as principais bandas atuais?

Agora, vamos entender quais são as principais bandas que representam essa tendência musical na atualidade.

Arctic Monkeys

O Arctic Monkeys é uma das mais bem-sucedidas, uma vez que explodiram já em 2006, com seu primeiro álbum, “Whatever People Say I’m, That’s What I’m Not”. As letras abordam questões relevantes para jovens e adolescentes, e a sonoridade é rápida, agressiva e desequilibrada.

Strokes

Outro dos grupos precursores do gênero, os Strokes surgiram lá em 2001, com um álbum que fez muito sucesso, “Is This It”. Desde então, apresentaram várias versões de sua sonoridade instável e forte, com guitarras distorcidas e simplicidade musical.

Franz Ferdinand

Vindo de uma fonte um pouco mais sombria, o Franz Ferdinand faz jus ao cenário independente dos anos 80, principalmente o mais influenciado por outro estilo do rock chamado de pós-punk. Lançaram vários bons discos e seguem até hoje como um forte representante do gênero.

Kaiser Chiefs

O Kaiser Chiefs apresenta uma versão mais alegre e festeira do indie, mas com a mesma energia jovial. Atualmente, a banda está um pouco mais eletrônica, mas permanece divertida de ouvir.

The Black Keys

Os Black Keys são um duo que resgatam o sentido original do subgênero. Quando começaram, faziam música barulhenta, de qualidade crua e feita de forma totalmente independente. Tudo gravado em estúdios improvisados, na própria casa dos músicos. Depois, evoluíram para um som típico de rock grandioso, de arena, mas ainda mantêm a característica de banda independente.

Entender bem o que é indie rock e outros estilos musicais é fundamental para aprofundar o conhecimento musical. Afinal, com o exemplo das bandas e como elas evoluem, músicos conseguem compreender como o processo criativo ocorre e como estilos musicais refletem as necessidades das pessoas e o contexto do mundo ao redor.

Gostou do artigo? Conheça as melhores bandas brasileiras de rock!

Categories

+ There are no comments

Add yours