Festa TecnoClássica – Festival Rc4


De 8 a 31 de janeiro de 2016 o Oi Futuro Ipanema traçará um panorama das novas  direções na música clássica Contemporânea com shows, conferência e uma Festa TecnoClássica, além da projeto Computer Orchestra

Photo01(Kollektivmaschine)

O pianista Kai Schumacher

Aqueles  que possuem ouvidos atentos e olhares curiosos para os novos rumos da música clássica e contemporânea terão a chance de participar de um universo  diferenciado, onde as ondas sonoras parecem vibrar em uma dimensão à  frente.  A  partir de 8 de janeiro, o Oi Futuro Ipanema receberá a segunda edição do  Festival Rc4, evento internacional que apresentará ao público brasileiro o que  há de mais significativo na interação entre a música clássica e as novas tendências tecnológicas e performáticas pelo mundo. O Festival traz novidades em  relação à primeira edição: a abertura será com a instalação Computer Orchestra (diretamente da Suíça), seguido por cinco shows, Painel Rc4 (conferências e debates com profissionais que fazem a diferença em seus projetos – de selo musical a um novo conceito de produção, consumo de música clássica contemporânea  e novos modelos de negócios) e a Festa TecnoClássica, que reunirá artistas em uma grande “jam session futurista”.

Com curadoria do músico e produtor musical Claudio Dauelsberg, o Rc4 segue com o mesmo objetivo da primeira  edição de janeiro de 2015: apresentar novos rumos na música clássica, experiências e interações entre alta performance, eletrônica, softwares e recursos visuais. Com esse objetivo, Claudio criou uma programação com alguns dos nomes mais celebrados deste novo segmento: o projeto suíço Computer Orchestra, uma instalação de computadores comandada por um dispositivo que detecta movimentos cinéticos, o percussionista inglês Joby Burgess, o  irreverente pianista clássico alemão Kai Schumacher, a celebrada compositora e  performer americana  Missy Mazzoli, acompanhada pela violinista austríaca Olivia De Prato, o grupo brasileiro PianOrquestra em um encontro com  processamentos eletrônicos elaboradas pelo músico chileno Bryan Holmes, e o percussionista brasileiro radicado nos EUA Sérgio Krakowski com a experimentação de Paulo Dantas.

A compositora e performer Missy Mazzoli

A compositora e performer Missy Mazzoli

Mas o Rc4 deste ano não se limita a shows. O Painel Rc4 será um encontro para se  discutir e apresentar novas ideias no que se refere a produção e consumo de música clássica nos dias atuais. Robert Zimmermann, CEO da Filarmônica de Berlim, uma das mais importantes do mundo, vem especialmente para falar sobre o futuro da música clássica e contemporânea. Uma de suas iniciativas é o Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim, que transmite os concertos da Filarmônica via streaming, além de outras frentes de negócios que permitem que a Filarmônica não dependa de verba pública e privada – um reposicionamento de empresas tradicionais em novos modelos de negócios. Sthéphane Dorin (Université de Limoges – França) e Jennifer Dautermann (Classical: Next / Piranha Records – Alemanha) se juntarão à mesa.  A entrada será gratuita e os interessados poderão se inscrever pelo e-mail festivalrc4@gmail.com

 

Serviço

FESTIVAL Rc4

Datas: 8 a 31 de janeiro de 2016

Local: Oi Futuro Ipanema – Teatro

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema

Horário: 21h

Preço: Shows R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Capacidade: 80 lugares

Painel Rc4: Gratuito, com inscrição por email (enviar nome completo, RG e telefone para contato para festivalrc4@gmail.com)

Festa TecnoClássica: Gratuita

Classificação: livre

Telefone:  21 3131 – 9333

Sites:
https://www.festivalrc4.com.br/
,
www.facebook.com/FestivalRc4
,

https://www.oifuturo.org.br/cultura/oi-futuro-ipanema/
e
https://www.cultura.rj.gov.br/

+ There are no comments

Add yours