Aulas e Dicas
CategoryCombinações sonoras – splits e layers
Os teclados multitimbrais possibilitam combinar timbres em layer e splits conforme a necessidade do tecladista
Quando o tecladista seleciona dois..
Drawbars e Percussivos
Um dos grandes prazeres de tocar um órgão com drawbars é puxar e empurrar essas barras e modificar o timbre quando se quer. E os grandes mestres do ..
Como usar equalizadores e filtros
Equalizar é a maneira mais correta de conseguir a melhor resposta e o melhor timbre de um determinado som, qualquer que seja a fonte geradora, e con..
Conversão Analógico / Digital (AD) e Digital / Analógica (DA)
O som é um processo contínuo de variações de pressão no ar. Para que isso seja digitalizado, é necessário um conversor AD (Analógico/Digital). A qua..
Acordes de 7ª da Sensível
O Acorde de 7ª da Sensível é formado acrescentando-se uma sétima menor sobre um Acorde Diminuto. É encontrado no VII grau das escalas maiores e no I..
Acordes de Dominante – Relação V – I
O Acorde Maior com Sétima é formado acrescentando-se uma sétima menor sobre um Acorde Perfeito Maior. É encontrado no V grau das escalas maiores e m..
Escalas relativas
Continuando com o assunto sobre escalas, desta vez vamos falar sobre as escalas que todo improvisador precisa saber: as escalas relativas.
As escal..
Como fazer segunda voz no violão
Um post bem simples mas muito interessante, irei falar sobre como fazer a segunda voz no violão.
A segunda voz é muito usada no canto. Mas ela não ..
A síntese aditiva
A síntese aditiva é uma técnica em que sonoridades complexas são criadas a partir dos componentes mais puros: as ondas senoidais
Jon Appleton de..
Tríades – Formação em terças
As tríades também podem ser formadas baseando-se nas terças que as compõem. Com este método, muitas vezes, torna-se mais fácil a construção desses a..