Aprenda aqui como escolher o amplificador ideal

Aprenda aqui como escolher o amplificador ideal


Para conseguir o melhor som, você precisa do amplificador ideal para a sua guitarra. Há muitos modelos, diferentes potências e vários detalhes que fazem a diferença na hora de escolher esse aparelho, portanto, a opção deve ser baseada na finalidade do uso.

Neste artigo, falaremos sobre a função, a importância do amplificador e daremos dicas para escolher o modelo ideal. Confira!

A função e a importância do amplificador

O amplificador é um equipamento que fortalece o sinal elétrico da guitarra, aumentando-o para produzir som por meio dos alto-falantes do aparelho. Ele é muito importante para garantir um som de qualidade.

O investimento nesse produto deve ser feito assim que o músico tiver condições, pois uma guitarra sem amplificador será um instrumento silencioso e sem muita utilidade. Além disso, ele é fundamental para conseguir o timbre ideal e desenvolver a identidade do instrumento.

Escolher de forma correta é garantir que o aparelho dará as condições que você necessita. Caso precise de um amplificador para grandes apresentações, ele terá especificações diferentes dos usados apenas para ensaios ou para tocar em locais menores. Portanto, não tenha pressa e pesquise bem antes de comprar o seu.

Dicas para escolher o amplificador ideal

Na sequência, daremos algumas dicas que ajudarão você fazer a melhor escolha!

Conheça os diferentes modelos

É importante conhecer os diferentes tipos de amplificador antes de decidir qual comprar. Eles podem variar em tamanho, potência e tipo. Os três principais são:

  • os valvulados;
  • os transistorizados;
  • os híbridos.

Lembrando que cada um desses têm as suas características peculiares.

Pesquise sobre a potência

A potência deve ser escolhida de acordo com a utilização do amplificador. Ela é medida em watts e quanto maior a necessidade de som, maior ela deve ser. De modo geral, de 10 a 30 watts são bons para estudo, 50 para pequenas e médias apresentações e por volta de 100 apenas para profissionais que fazem grandes shows.

Conheça os recursos do produto

Uma informação importante é conhecer quais os recursos que o aparelho oferece. Para tal, é interessante descobrir se ele terá mais de um canal, se tem reverb de mola ou qualquer outra funcionalidade que seja necessária para o seu uso. Lembre-se de descobrir tudo antes de comprar, pois não adianta se arrepender pela falta de algo que não estava incluso.

Verifique a garantia

Trata-se de uma atitude muito importante antes da compra. Como a maioria dos produtos eletrônicos, os amplificadores podem apresentar algum tipo de defeito ainda no primeiro ano de uso. Portanto, verifique se ele tem garantia, o que dará mais segurança e tranquilidade na hora da aquisição.

Pronto! Agora você sabe como comprar o amplificador ideal. O mais importante é compreender para qual a finalidade será o aparelho para então procurar as características necessárias para esse fim. Com essas informações, é possível fazer a escolha correta e conseguir um bom equipamento.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Quer conhecer algumas opções de amplificador? Então, acesse o site da Teclacenter e confira vários modelos que podem se adequar à sua necessidade.

Categories

+ There are no comments

Add yours