Curso gratuito de apreciação musical


Série Aula de Mestres propõe aproximar o público ao universo da música por meio da escuta mais apurada dos diversos elementos que compõem a teoria e a percepção musical

marco-prado_700pxA Fundação Ema Klabin promove  a série Aula de Mestres. O conjunto de quatro  aulas, ministradas por Marco Prado, terá como  tema “Apreciação Musical”, importante recurso para o desenvolvimento da escuta.   “O curso tem como eixo a teoria e a percepção musical. As aulas são destinadas para pessoas que podem ou não ter conhecimento prévio de teoria musical “, explica o músico, compositor e professor Marco Prado.
Para enriquecer os quatro encontros, os participantes terão material de apoio como textos, projeções de imagens, exibição de filmes e audição de gravações relacionados aos assuntos em discussão.  A Série terá início em 17 de março, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

17/03/2016 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:

Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.

14/04/2016 – Aspectos rítmicos e melódicos:

As propriedades físicas do som.  A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.

19/05/2016 – Aspectos harmônicos e formais:

Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular.  As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.

16/06/2016 – Tecnologia transformação e manipulação do som.

Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Marco Prado é professor, guitarrista e historiador. Formado e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado pela PUC-SP. Estudou Composição e Regência na UNESP e História da Cultura e Composição na Itália (Roma e Òstia Antiga).

 

Casa-museu
A Fundação Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. O espaço mantém  uma rica programação cultural com shows, oficinas, cursos , palestras, a maior parte com entrada franca.

 

Serviço – Aula de Mestres
17/03/2016 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música
14/04/2016 – Aspectos rítmicos e melódicos
19/05/2016 – Aspectos harmônicos e formais
16/06/2016 – Tecnologia transformação e manipulação do som.

Horário:  19h30
Entrada Gratuita
Mais informações pelo e-mail musica@emaklabin.org.br ou pelo tel (11) 3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo.

Categories

+ There are no comments

Add yours