Software DAW gratuito


Com a variedade de novos instrumentos virtuais produzidos e disponibilizados via download, o produtor musical que equipou um home studio físico consegue completar seu arsenal de instrumentos e bibliotecas sonoras via software

Lexicon Alpha e Steinberg Cubase LE

Lexicon Alpha e Steinberg Cubase LE

Os sistemas de computador utilizados para a produção musical estão mais baratos e acessíveis ao músico. Hoje em dia, é possível equipar um home studio com pouco investimento. Atualmente, o produtor musical tem a opção de usar ou não o sintetizador físico e o hardware externo. Já quem está iniciando no mundo da produção musical encontra muitos atrativos para manter seu foco em DAWs e instrumentos virtuais. Entre os atrativos mais relevantes para usuários com pouco poder de investimento estão os baixos valores e a possibilidade de obter recursos gratuitos para o estúdio virtual. Existem pelo menos três opções para realizar a produção musical utilizando software DAW gratuito.

 

Avid MBox e Pro Tools Express

Avid MBox e Pro Tools Express

Pacote fechado
A primeira opção é adquirir uma interface de áudio que inclua o software DAW. Ou seja, para gravar e reproduzir áudio e mensagens MIDI, o usuário que ainda não dispõe de uma interface de áudio pode optar por comprar uma interface pagando pelo hardware e recebendo o software incluído no pacote. Atualmente, por exemplo, a interface Lexicon Alpha vem com o software Steinberg Cubase LE, e a interface Avid MBox, com o Pro Tools Express. Se por um lado parece ser um bom negócio comprar a interface de áudio e receber o programa de computador, por outro lado, ocorre que, normalmente, essas versões de software DAW possuem funções e quantidade de trilhas de gravação limitadas em relação às versões originais.

 

Ardour DAW gratuita para Mac OS X

Ardour

De graça
A segunda opção é utilizar um software gratuito, como o Arduor para sistema Mac OS X, ou então, um software na versão de validação, como o Reaper, que é compatível com plugins VST de síntese e processamento e VSTi de instrumentos virtuais.

 

 

 

Audiotool DAW

Audiotool DAW

Online
A terceira opção é utilizar uma DAW gratuita online. Neste caso, o trabalho de produção é realizado via internet. Um dos sistemas mais conhecidos é o audiotool.com. O audiotool.com apresenta um ambiente virtual e modular de produção musical em que os vários instrumentos e equipamentos de áudio virtuais são conectados por cabos. Os desenvolvedores pensaram em uma maneira user-friendly para os produtores iniciantes utilizarem o sistema, fornecendo vídeoaulas e presets para os vários instrumentos. O ambiente disponibiliza 250 mil amostras digitais de áudio e 50 mil presets para os vários instrumentos e equipamentos. Após criar uma conta, o músico usuário pode construir seu próprio esquema de conexões de instrumentos virtuais de modo que melhor se adeque à sua proposta musical. As produções podem ser registradas em áudio e, depois, disponibilizadas no site do audiotool.com sob a forma de um álbum para que outras pessoas tenham acesso às composições.

Entre as categorias de instrumentos  virtuais, há sequenciadores e drum machines como Beatbox8 (simulação do Roland TR-808 disponível no ambiente do audiotool.com), Beatbox9, Bassline e Machiniste (instrumento virtual que permite sequenciar padrões para criar loops, melodias e riffs). Entre os sintetizadores, estão disponíveis o Heisenberg e o Pulverisateur. O audiotool.com também oferece mixers como o Centroid e o Minimixer. Na categoria efeitos, disponibiliza vários pedais virtuais (Stomp Box), equalizador gráfico e o Rasselbock, um dispositivo com sete efeitos roteáveis. O Pulverisateur é um sintetizador polifônico com três osciladores, gerador de ruído, filtro, um canal  e entrada de áudio, envelope de amplitude, envelope de filtro e LFO.

 

Beatbox9

Beatbox9

machiniste

Machiniste

pulverisateur

Pulverisateur


1 comment

Add yours
  1. 1
    Edward

    Muito bom, eu sempre usei o Reaper e recomendo. Para quem gosta mesmo de garimpar, fica a dica também do LMMS, não sei te tem versão para Mac nem para Windows, mas pelo menos no mundo do Linux, ele é um dos mais completos…

+ Leave a Comment