MIDI x ÁUDIO – Conceitos básicos


Tanto a gravação MIDI quanto a de áudio apresentam vantagens e desvantagens dentro do setup de um tecladista. É importante, portanto, conhecer as diferenças entre os dois formatos para saber explorar melhor as características de cada um

 

general-midi-logoMIDI

A sigla MIDI significa Musical Instrument Digital Interface. É um protocolo criado no início da década de 1980 que permite a comunicação entre equipamentos musicais eletrônicos, como teclados, sintetizadores, módulos de som e computadores. No painel traseiro dos modelos convencionais há três conectores: MIDI IN (recebimento de informações), MIDI OUT (envio) e MIDI THRU (passagem). Existem também outros tipos de conexões utilizados para a transmissão de dados MIDI, como as portas USB.

 

Midi_ports_and_cableFuncionamento

As notas de um teclado estão associadas a um circuito eletrônico. Desse modo, quando qualquer uma é tocada, são gerados e enviados dados para a conexão MIDI OUT do equipamento. Dali, esses dados podem seguir, via cabo, para a conexão MIDI IN de outro teclado, módulo de som ou placa de áudio de computador, que serão responsáveis pela produção do som propriamente dito.
Quando a tecla é acionada, um conjunto de informações é gerado:
1- Note On/Off – qual nota foi acionada;
2 – Velocity – a intensidade com que a nota foi tocada;
3 – Volume – o volume da nota;
4 – Pan – a imagem estereofônica: som para a esquerda, para o centro ou para a direita, etc.

Midi_-_02Essas informações registram apenas parâmetros, portanto, são armazenadas em arquivos pequenos que não contém o som. Por conta disso, é possível utilizar teclados controladores sem som próprio para disparar timbres em mecanismos de geração sonora de equipamentos externos, sejam eles teclados, módulos ou até mesmo softwares ou tablets, como o iPad. Geralmente, esses bancos de patches podem ser sofisticados, representando fielmente os timbres dos instrumentos, pois apresentam amostras de sons reais para a execução dos arquivos MIDI. Há, porém, grande variedade de qualidade entre os equipamentos que utilizam essa tecnologia, desde placas de baixo custo, passando por outras com preços mais elevados e teclados eletrônicos populares, até os módulos de timbre e sintetizadores mais complexos, sem falar em computadores de grande capacidade de processamento.

 

Audio-studioÁUDIO

Quando se fala áudio, está se falando de som ou, melhor dizendo, das ondas sonoras que se propagam pelo ar (energia acústica). Partindo de um transdutor – um microfone, por exemplo – que transforma a energia acústica em elétrica, é enviado um sinal para um pré-amplificador (muitas vezes embutido nas interfaces de áudio, mesas de som etc.), que, na sequencia, pode ser armazenado de duas maneiras:
1 – pelos gravadores analógicos como fluxo contínuo de variações magnéticas que são registradas em fita;
2 – passando pelos conversores A/D (analógico/digital) que estão ligados às interfaces de áudio – ou contidos nelas – que convertem esses sons em códigos binários, permitindo o armazenamento em Hard Disks ou outro tipo de mídia, como DVDs, CDs etc.
Em ambos os casos, no momento em que se decide ouvir o que gravou, o processo inverso acontece. A cabeça de leitura do gravador recebe o fluxo de variações magnéticas registradas na fita e o converte a um sinal elétrico, levado para o amplificador e, deste, para os alto-falantes (caixas acústicas), que, ao se movimentarem para frente e para trás, reproduzem a variação de pressão no ar (ondas sonoras) provocada originalmente pela voz no momento da gravação. No sistema digital, os dados (código binário) são transformados em sinais elétricos por meio do conversor D/A (digital-analógico), percorrendo o mesmo caminho até a saída do som nos alto-falantes.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O arquivo (ou informação MIDI) tem como grandes vantagens o tamanho extremamente reduzido – pois todas as informações de uma música podem estar contidas em alguns kilobytes -, e também o fato de que a alteração de timbres, a tonalidade ou mesmo o ajuste de notas tornam-se muito mais fáceis, já que se trata apenas de mudança de informação. O que ocorre, porém, é que a qualidade do áudio não estará somente ligada à execução, mas também à do gerador de sons que estiver reproduzindo a música.
Cada minuto de áudio com características de CD, entretanto, ocupa cerca de 10 Mb no disco rígido, sendo muito mais difícil mudar quaisquer parâmetros, porque o som final já está armazenado. A qualidade conseguida, porém, é muito superior, afinal se trata da cópia fiel do que se ouve.

É importante conhecer bem esses conceitos para que se possa utilizar o máximo de capacidade de teclados e workstations existentes no mercado atualmente, que tanto trabalham como sample player quanto como samplers, para que a produção musical baseado em teclados seja o mais producente possível.

Categories

4 Comments

Add yours
  1. 1
    Renan

    Muito bom o post e o blog em si. Parabéns a TeclaCenter pela iniciativa e… gostaria de tirar uma dúvida quanto ao som virtual. Se utilizarmos um teclado controlador direto no PC e este, por sua vez, estiver ligado ao mixer de som diretamente, há perda de qualidade na reprodução dos timbres virtuais?

    • 2
      Teclas & Afins

      olá, Renan.
      A qualidade final de uma cadeia de áudio é definida pela qualidade de seu pior componente. Isso significa que de nada adianta ter os melhores softwares de timbres virtuais se o caminho pelo qual esse áudio trafegar não for de qualidade. E isso inclui a interface de áudio, os cabos, o mixer, o amplificador e as caixas acústicas. Se todos esses componentes forem de qualidade, não há perdas significativas na qualidade de reprodução dos timbres virtuais. Bom trabalho!

  2. 4
    carlos roberto de souza

    boa tarde sou carlos de minas gerais e gostaria muito se alguem pudesse me ajudar por favor
    tenho um teclado psr 550 e conectei ele no notebook para usar
    os timbres do kontakt fica muito bom e perfeito o som mas quando aperto a tecla do instrumento acordion strings etc a nota dispara num sustem infinito então tenho que fechar o programa alguem pode me auxiliar muito obrigado

+ Leave a Comment