Dicas para o estudo do piano blues


Tocar piano blues é, além de divertido, um desafio, e algumas questões básicas devem ser levadas em consideração para o desenvolvimento de seu estilo

No estudo de piano blues, alguns pontos devem ser enfatizados. O primeiro é de que, se você ainda não toca piano, não deve tentar começar por esse estilo. Aprenda o básico em primeiro lugar e passe algum tempo praticando exercícios de técnica e independência de mãos. Se você conhece alguém que possa ensiná-lo a tocar blues, procure-o. Mesmo que você tenha um talento natural para o piano blues ou tenha resolvido aprender sozinho, um professor pode ajudá-lo a economizar muito tempo em seu aprendizado. Algumas poucas aulas serão tempo e  dinheiro bem aplicados.

PIANO BLUES - MAURICIO PEDROSAAo comprar livros, prefira os que sejam acompanhados de CD. Desse modo, você poderá ouvir como a música deve  realmente soar. O blues tem um “swing” especial. Aprenda, sinta e toque esse “swing”. O segredo do blues é “swing”  e ritmo. Aprenda como traduzir o que está escrito para a maneira como deve ser tocado.

Os puristas dizem que o blues é livre e admite mudanças no tempo. E eles têm razão. Mas use o metrônomo. Depois  de familiarizar-se com o blues, adicione ao  seu próprio estilo as mudanças de tempo. Até lá, use o metrônomo para ajudá-lo a adquirir “swing” e ritmo e a manter um  andamento firme.

Também é importante gravar você tocando e ouvir. Você pode achar que está tocando bem, mas até que escute uma gravação do  que tocou, não terá uma ideia real de como seu blues soa. A gravação não mente! Isso pode ajudá-lo a  fazer uma autocrítica e a fazer ajustes de execução. E é primordial ouvir bons discos de piano blues.

 

Para começar

O solo apresentado aqui para estudo é um chorus de shuffle, com tercinas, quintinas e uma melodia bem simples. Também há algumas variações que poderão ser acrescentadas para que se consiga um blues mais elaborado. Boa sorte! (Maurício Pedrosa)

Encore: C:UsersniltoDocumentsTECLAS

Categories

+ There are no comments

Add yours